Acordo entre Susepe e empresa viabiliza vagas para apenados de Ijuí
Publicação:

Uma parceria firmada entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Indústria e Comércio de Artefatos de Cimento Dreffs viabilizou dez vagas de trabalho para apenados na fabricação de blocos de concreto, em Ijuí. O acordo é feito por meio de um Protocolo de Ação Conjunta (PAC) que visa utilização da mão de obra de detentos do regime semiaberto do Instituto Penal de Ijuí.
Segundo o administrador do instituto, José Carlos Dorosz, este já é o nono PAC que vem agregar ao trabalho da casa prisional. O trabalho é importante para a reinserção social do apenado na sociedade. No semiaberto, eles já estão quase em liberdade, e o trabalho se torna ainda mais relevante, destaca.
O local de trabalho será na sede da própria empresa, onde os apenados serão auxiliares de produção, fabricando até mesmo calçamentos. O salário será de R$ 750 reais, desde que seja cumprida a carga horária de 8 horas diárias e 44 horas semanais, com descanso no domingo e feriados. O número de trabalhadores pode aumentar no decorrer do contrato.
A empresa Dreffs oferecerá, além do refeitório para alimentação, todos os equipamentos de proteção individual (EPIs). Os apenados receberão também, o direito a remição (para cada três dias de trabalho, redução de um dia da pena).
Texto: Caroline Paiva
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305