ADEMIR PICCOLI - PRESIDENTE PROCERGS
Publicação:
Bom dia a todos... governadora. Cumprimentando a todas as autoridades nomeadas pelo protocolo. Em momentos como este, em que o governo mais uma vez reafirma seu papel e seus compromissos, mostra competência, seriedade e dedicação, entregando à sociedade gaúcha uma solução inovadora que vai ao encontro das necessidades daqueles que mais precisam do apoio do Estado. São momentos de comemoração, mas, principalmente, momentos de reconhecimento e agradecimento às pessoas e às instituições que foram fundamentais para que pudéssemos estar aqui, neste momento, entregando a solução.
Comemoração pelo sucesso de uma parceria que a cada dia se mostra mais efetiva. A parceria com o Estado de São Paulo, através Prodesp, que é co-irmã da Procergs no Estado de São Paulo, já havia sido fundamental na realização do Pró-social. E eu lembro bem no início desse governo, quando a governadora, lá pelo dia 15 de janeiro de 2007, já esteve com o governador de São Paulo assinando lá o convênio para permitir que o Estado do RS tivesse uma tecnologia tão importante como o Pró-social, que unifica toda a base de dados de programas sociais federais, estaduais e municipais. Mais uma vez, esta parceria se mostra importante e fundamental para o Estado do RS.
A Prodesp, não só trouxe a concepção do portal do serviço, que já estava consolidado através da experiência do próprio Estado de São Paulo, mas principalmente se mostrou parceira nas adaptações necessárias e customização em parceria com a Procergs.
A Prodesp, é importante dizer, ainda há pouco, pôs seu Data Center à disposição para que até o mês de dezembro guarde naquele ambiente. A partir, então, do início do próximo ano assumindo toda essa hospedagem do sistema num ambiente de Data Center da Procergs.
Através da troca de informação e tecnologia, entre Estados - aliás tem sido um movimento muito constante - a Procergs recebe, semanalmente, visitas de companhias de processamento de demais Estados do Brasil, em busca de convergência, em busca de troca de tecnologias, de parcerias, e desenvolvimento de soluções em conjunto como esta.
Outros exemplos específicos, não faltam. Nós podemos citar, no início deste semestre o Estado do RS repassou ao Estado de Santa Catarina a importante tecnologia do nosso Portal de Serviços ao Cidadão, que é referência ao Brasil, e por isso Santa Catarina nos procurou. Nós temos hoje cerca de 800 serviços disponíveis, governadora. Acho que isso é uma inovação, é o RS sendo referência, é importante sempre valorizar essas ações. Por isso, o evento foi realizado na presença da Casa Civil de Santa Catarina, onde pudemos registrar essa transferência de tecnologia, com o apoio do governo do Estado. Isso é o exemplo das parcerias que existem entre governos.
É importante dizer, ainda, que a Procergs vive hoje um momento único de sua existência. Momento histórico... único. Porque pela primeira em sua história conseguirá, em decorrência de muito trabalho, foco nos resultados e pelos desafios impostos pelo nosso contrato de gestão, dedicar um importante valor de R$ 30 milhões para a realização dos tão necessários investimentos de modernização de infra-estrutura, ambiente tecnológico, tudo em benefício dos serviços que presta o governo do Estado do RS. Único, porque a Procergs tem o privilégio de contar com conselhos fiscais e de administração profissionalizados e atuantes. Com força política, a exemplo disso, temos três secretários de Estado no conselho de administração que é fundamental para que a gente possa aumentar a interação com o governo. A Procergs também tem um intensa atuação em conjunto com a Secretaria de Fazenda, que é o nosso órgão de veiculação administrativa, e com a Secretaria de Planejamento, que é responsável pela governança que tem no Estado. E único, porque só neste ano de 2009 a Procergs já teve o privilégio de receber prêmios da relevância de um programa gaúcho, da qualidade e produtividade, da relevância do Top Ser Humano, no qual o nosso programa de desenvolvimento de educação gerencial foi premiado. Bem como dois prêmios nacionais de inovação em governo eletrônico: um no Conip, que é um dos maiores eventos de informática pública do Brasil, e o outro da Editora Abril, marcado pela presença atuante de governo em conjunto com empresas privadas. Mas, este ano, a participação dos governos foi maior, demonstrando que os governos, como o do Estado do RS, estão cada vez mais focados em tecnologia, para modernizar a gestão pública e os serviços ao cidadão.
Também é importante, com relação ao que estamos entregando hoje, ressaltar a atuação do secretário Schiller. Em conjunto fomos a São Paulo buscar o secretário Afif, conversamos com a Prodesp, para viabilizar isso que está se entregando hoje, que é uma inovação importante, mas que depende do esforço do governo, agora, de fazer com que isso seja bastante usado em benefícios que a gente almeja.
Então, parabenizo a toda a equipe da Secretaria de Justiça, junto à FGTAS, pelo envolvimento, pela dedicação, e a confiança e a credibilidade dada à Procergs para ser participe desse projeto.
Mas, em tudo isso eu não poderia deixar de ressaltar a importância da visão de futuro da nossa governadora, que desde o início de sua gestão colocou a Procergs onde ela deveria estar, numa posição estratégica. Governadora: a transferência da veiculação administrativa para a Fazenda foi fundamental. Igualmente o seu patrocínio e a sua dedicação na cobrança de resultados, bem como o incentivo de viabilização do equacionamento econômico-financeiro da Procergs, que vinha com dívidas, tanto com seus fornecedores, quanto do Estado para com ela. Conseguimos já no primeiro ano equacionar isso, que se alongava ao longo de muitos anos. Ela também convivia com déficit, e a gente sabe que tudo isso é resultado da conquista que o Estado teve no saneamento de suas contas. Por isso, a visão estratégica da governadora em fortalecer e valorizar a Procergs, montando, o que eu não canso de repetir, mas para nós é importante, a presença de dois conselhos, fiscal e da administração, que são efetivos, participantes e dão toda a contribuição e orientação para que a gente possa seguir no rumo de entregar, com certeza, ao final de nosso governo, uma Procergs diferente.
O envolvimento de seus funcionários, colaboradores, em conjunto com a diretoria, tem sido constante. Nós atingimos o melhor índice da avaliação do clima organizacional da história da empresa. Atingimos o melhor, também, índice de avaliação do cliente. E sabemos que temos muito a melhorar, mas certamente, ao final de sua gestão, entregaremos uma Procergs diferente. Inovação é a palavra que nos é referência, em todos os nossos valores, nossa missão... inovação é a palavra chave. Inovaremos ainda mais. Temos muito a entregar ao governo do Estado do RS neste governo. Agradeço a todos pela atenção.