Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Participação do RS no Pró-Gestão é pauta de reunião entre governador Leite e Banco Mundial nos Estados Unidos

Publicação:

Leite EUA Bird 1
Leite e diretoria do Banco Mundial falam sobre programa de auxílio a Estados brasileiros - Foto: Divulgação

O governador Eduardo Leite se reuniu com a diretoria do Grupo Banco Mundial, na tarde desta quinta-feira (18/7), em Washington, nos Estados Unidos. A reunião serviu para que o governador manifestasse o interesse do Rio Grande do Sul em participar do Programa Pró-Gestão, em desenvolvimento pelo Banco Mundial.

O foco da instituição é auxiliar unidades da federação a superarem problemas estruturais. No total, US$ 1 bilhão serão disponibilizados ao Brasil, para alguns Estados, sem necessidade de contrapartida, e o RS pretende ser um dos selecionados. O programa oferece linha de crédito, desconsiderando a capacidade de pagamento, com o aval da União, e prevê o uso de evidências para garantir o alcance dos objetivos dos projetos financiados.

O governador avaliou a reunião como bastante produtiva. “Foi importante principalmente para apresentar ao Banco Mundial o comprometimento da nossa gestão com o ajuste fiscal, com a reestruturação do Estado e com a modernização da máquina pública”, explicou Leite.

O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) ainda está negociando com o Ministério da Economia para definir quais serão as áreas contempladas, mas sabe-se que são consideradas indispensáveis os setores de pessoal, previdência, compras e gestão em áreas estratégicas.

A intenção do RS é também incluir a inovação tecnológica e transformação digital, uma vez que o estabelecimento de um governo digital agilizará a prestação de serviços e reduzirá custos. “Essa operação colocará o RS no século 21. Esse salto na modernização representará melhores serviços para o cidadão e para o enfrentamento de problemas estruturais”, explicou a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos.

O Estado entrou em contato com o banco no começo de julho para informar o comprometimento com reformas estruturantes, como a venda de estatais. O financiamento com o teto de US$ 120 milhões foi solicitado ao banco. Para entrar na primeira fase do programa, o Banco Mundial avaliará níveis de IDH, compromisso na preparação de um exercício rigoroso de modelagem fiscal e avaliação sobre a prontidão do Estado para a realização de reformas estruturantes.

Informações fiscais e sobre compras, pessoal e previdência serão encaminhadas pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão ao banco até o fim de agosto. O Bird deve levar um mês, após o recebimento dos documentos, para realizar um diagnóstico sobre o RS. O financiamento do banco é do tipo Investment Project Financing (IPF, ou financiamento de projetos de investimento).

Leite também participou de reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a fim de reforçar o interesse do RS em aderir à segunda edição do Projeto de Fortalecimento da Gestão Fiscal (Profisco II). Nesta quinta-feira (18/7), o governador gaúcho esteve envolvido em um curso de capacitação para gestores públicos.

Curso nos EUA

Eduardo Leite faz parte de uma comitiva formada por diversos governadores e prefeitos que foram aos EUA para o International Program for Public Leaders, curso correalizado pela Comunitas e pela Leadership Academy for Development (LAD) – projeto do Center on Democracy, Development and the Rule of Law (CDDRL), da Universidade de Stanford, e elaborado em parceria com a Escola Johns Hopkins de Estudos Internacionais Avançados.

O intercâmbio envolve troca de experiências com especialistas de universidades renomadas mundialmente buscando a qualificação das políticas públicas em benefício do cidadão. O curso tem programação focada em inovação, desenvolvimento econômico, comunicação e outros temas importantes presentes na vida do gestor público.

Sem custo para os gestores convidados, o convite foi feito pela Comunitas, organização da sociedade civil que atua no apoio ao desenvolvimento de políticas públicas em todo o Brasil.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul