Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Adolescentes do Case Pelotas participam de curso de produção agrícola de hortaliças

Publicação:

case Pelotas horta
Horta construída no pátio da unidade é mantida pelos socioeducandos e funcionários - Foto: Divulgação / Fase

Desde dezembro, adolescentes atendidos pelo Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Case) Pelotas participam do Curso de Produção Agrícola, desenvolvido em parceria com a Emater/RS-Ascar e a prefeitura de Pelotas. Nesta quarta-feira (26/2), quatro jovens receberam o certificado pelo encerramento das aulas.

O curso, ministrado pelo extensionista rural agropecuário da Emater André Perleberg, abordou a teoria e a prática do preparo dos canteiros, uso racional de água, produção de mudas, capina, adubação, técnicas e sistemas de irrigação, estudo do clima, ciclo de desenvolvimento e ponto de colheita. “É uma qualificação na área de produção agrícola de hortaliças e frutíferas e servirá para que possam trabalhar e colocar em prática o conhecimento adquirido”, explica Perleberg.

adolescentes case pelotas horta
Adolescentes aprenderam a preparar os canteiros e a produzir mudas - Foto: Divulgação / Fase

Uma horta, que já produz alface, almeirão, tomate, beterraba, repolho, abóboras, salsa e cebolinha, foi construída no pátio da unidade e é mantida pelos próprios socioeducandos e funcionários. “Esses projetos têm por objetivo oportunizar o jovem adolescente na reinserção social e no mercado de trabalho”, explicou o diretor da unidade, Israel Costa.

Para um dos jovens participantes, que está no Case há cinco meses, o curso representa uma chance de aprender sobre uma área desconhecida. “Uma oportunidade de trabalhar com algo novo”, afirmou. Esta é a segunda formatura do adolescente na casa, a primeira foi no curso de instalador hidráulico.

Texto: Jéssica Britto da Silva/Ascom Fase
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul