Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Adriana Calcanhotto e lançamento de documentário marcam os 30 anos da Casa de Cultura Mario Quintana

Publicação:

Foto: Leo Aversa
Adriana Calcanhotto celebrará a música e a poesia, a partir de suas memórias afetivas com Porto Alegre - Foto: Leonardo Aversa/Divulgação

Para marcar os 30 anos de atividades da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), foi realizado um documentário, que será lançado às 20h da próxima quinta-feira (24/9), véspera da data de fundação, no ano de 1990. “O aniversário da Casa de Cultura é um momento muito importante na história cultural do Estado. Celebrar o marco com essa programação é valorizar a memória da instituição e o público que frequenta o espaço. É uma forma de acessar a casa neste momento de distanciamento social. A produção audiovisual ficará disponível no canal da CCMQ no YouTube”, comenta o diretor da instituição, Diego Groisman.

doc CCMQ 30 anos   Appel
Appel, em cuja gestão na Sedac foi criada a CCMQ, é um dos entrevistados - Foto: Divulgação

Com aproximadamente 15 minutos de duração, o filme é assinado pela premiada diretora Mirela Kruel, com roteiro de Théo Tajes. Mirela recentemente dirigiu cenas documentais para a novela Amor de mãe, da Rede Globo. Também é diretora do longa-metragem O último poema, que recebeu, entre outros, o prêmio de Melhor Documentário de Arte no Festival Internacional de Cinema de Bogotá, em 2015.

A trilha sonora tem músicas de Bruno Kiefer e de Vitor Ramil. O filme conta com a narração da atriz Mirna Spritzer, além de depoimentos de personagens que fizeram a história da CCMQ. Entre personalidades do meio artístico e da produção cultural, figuram a atriz e escritora Bruna Lombardi, amiga de Mario Quintana; a secretária de da Cultura, Beatriz Araujo; e o arquiteto Flávio Kiefer, um dos responsáveis pela transformação do antigo Hotel Majestic em Casa de Cultura.

doc CCMQ 30 anos   Kiefer
Kiefer foi um dos responsáveis pela transformação do antigo Hotel Majestic em Casa de Cultura - Foto: Divulgação

A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ) contribuiu com essa construção de memória, disponibilizando documentos e imagens de seu acervo e indicando nomes importantes na trajetória da instituição para serem entrevistados, entre eles Carlos Appel, primeiro titular da Secretaria de Estado da Cultura, instituição da qual a CCMQ faz parte, criada também em 1990.

Adriana Calcanhotto

Na sexta-feira (25/9), dia do aniversário da CCMQ, às 20h acontece uma edição especial do projeto Casa Virtual, com Adriana Calcanhotto. A apresentação é da também cantora porto-alegrense Adriana Deffenti. A proposta do encontro é celebrar a música e a poesia, a partir das memórias afetivas de Adriana com Porto Alegre.

“Estamos muito felizes em proporcionar ao nosso público esse momento especial. Adriana Calcanhotto, por sua relação com a música, poesia e artes visuais, pareceu o nome ideal para representar esse momento de celebração do aniversário da Casa de Cultura Mario Quintana”, comemora Groisman.

No repertório do show, canções consagradas e novidades do mais recente trabalho da cantora e compositora, realizado durante a quarentena. Adriana também fará leitura de poemas para homenagear Mario Quintana, patrono da Casa de Cultura. A artista traz ainda para a Casa Virtual um pouco de seu envolvimento com a poesia portuguesa. Entusiasta do legado de Fernando Pessoa e de outros poetas lusitanos, Adriana é embaixadora da obra de Mário de Sá-Carneiro no Brasil. A programação será transmitida pelo perfil da CCMQ no Instagram (@ccmarioquintana).

SERVIÇO

Lançamento do documentário Casa de Cultura Mario Quintana – 30 anos de história

• Quando: quinta-feira (24/9), às 20h
• Onde: canal da CCMQ no YouTube

Casa Virtual – Edição especial de aniversário da CCMQ com Adriana Calcanhotto

• Quando: sexta-feira (25/9), às 20h
• Onde: perfil da CCMQ no Instagram (@ccmarioquintana)

Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul