Agências do TudoFácil Zona Sul e Zona Norte passam a emitir segunda via da carteira de trabalho
Publicação:
Moradores das zonas Sul e Norte da Capital contam com mais um serviço nas agências do TudoFácil. Desde segunda-feira (1º), é possível solicitar a segunda via da Carteira do Trabalho e Previdência Social. Antes, o documento era emitido apenas pela agência central. A medida proporciona mais conforto e agilidade no atendimento ao cidadão, que não precisa mais deslocar-se até o centro da Capital para acionar o serviço.
Com a inclusão das duas agências, todas as unidades da Rede TudoFácil estão habilitadas para oferecer a segunda via da carteira de trabalho: Zona Norte (Avenida Domingos Rubbo, 51 - bairro Cristo Redentor), Zona Sul (Avenida Wenceslau Escobar, 2666 - bairro Tristeza) e Centro (Avenida Borges de Medeiros, 521 - Centro). O horário de atendimento é das 7h30 às 19h30 para entrega da documentação, mas as solicitações devem ser encaminhadas até às 19h.
O novo serviço é uma demanda antiga da população. A cozinheira Romilda dos Santos Renner, 43 anos, solicitou a segunda via da carteira de trabalho no TudoFácil Zona Norte esta semana. Gostei muito. Fui muito bem atendida. Foi tudo muito rápido, pois não precisei ir até o TudoFácil na Borges de Medeiros para fazer minha nova carteira do trabalho.
Rede TudoFácil
Além da confecção da carteira de trabalho, a rede de atendimento oferece uma ampla quantidade de documentos e serviços que facilitam o dia a dia do cidadão. Entre os mais procurados, estão carteira de identidade, CPF, demandas relacionadas ao Detran/RS e a própria carteira de trabalho. A procura pelo comprovante de rendimentos para servidores estaduais também é elevada nesta época do ano, quando ocorre a declaração do Imposto de Renda.
A partir de um convênio com a Receita Federal, o TudoFácil confecciona gratuitamente o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), diferentemente de outras entidades conveniadas com a Receita (Correios, Caixa Federal e Banco do Brasil), em que o serviço é pago pelo cidadão. Basta apresentar a Certidão de Nascimento (menores de 16 anos) ou outro documento de identidade com foto.
A rede de atendimento conta ainda com os serviços da Corsan, telecentro da Procergs, seguro-desemprego, captação de vagas no mercado de trabalho e serviços do Tribunal Regional Eleitoral (título de eleitor e certidões). O único posto do Serasa em Porto Alegre funciona no TudoFácil Centro, onde o contribuinte pode conferir sua situação cadastral.
TudoFácil eletrônico
A rede de atendimento possui uma página na internet que auxilia o cidadão na obtenção de documentos emitidos por repartições municipais, estaduais e federais. O portal hospeda mais de 700 serviços em todas as esferas públicas. O internauta pode solicitar segunda via de contas de luz e água, agendar serviços ou solicitar emissões de certidões da justiça, encaminhar passaportes, entre outros.
O site já recebeu mais de 12 milhões de acessos desde sua criação, em 2005. Somente em 2012, foram 2,4 milhões de serviços acessados. O endereço é www.tudofacil.rs.gov.br.
Terminais de autoatendimento
Desde janeiro deste ano, as agências Centro e Zona Norte contam com um terminal de autoatendimento da Delegacia de Polícia Online. O equipamento permite o registro de ocorrências de perda, furto, acidentes de trânsito sem lesão ou morte e localização de documentos e objetos, sem precisar ir até uma delegacia.
Outra novidade é a instalação de terminais de autoatendimento do Detran/RS, prevista para maio. Nesses totens, será possível acessar, com praticidade e sem enfrentar filas, informações sobre veículos, Carteira Nacional de Habilitação, multas e pontuações, além de outros serviços oferecidos pela autarquia.
Coordenador da rede TudoFácil, Gilmar Sander explica que o objetivo é proporcionar ao cidadão um atendimento ágil e com qualidade, contribuindo para aproximação entre o Governo e o cidadão. Nossa missão é facilitar o dia a dia das pessoas que necessitam serviços dos poderes públicos. A rede é coordenada pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag) e já atendeu mais 15 milhões de pessoas.
Texto: Juliano Pilau
Foto: Cláudio Fachel/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305