Agostinho Meirelles é o novo secretário de Articulação e Apoio aos Municípios

SAAM secretário
Agostinho Meirelles estava no cargo de subchefe parlamentar da Casa Civil - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta segunda-feira (8), Agostinho Meirelles como novo secretário de Articulação e Apoio aos Municípios. O atual subchefe parlamentar da Casa Civil vai suceder Rodrigo Lorenzoni, que assumiu mandato de deputado na Assembleia.

O comunicado ocorreu em reunião com a bancada do PTB, partido de Meirelles, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital. “Meirelles é uma pessoa competente e que vai assumir uma pasta recém-criada, portanto, tem um desafio ainda maior”, destacou o governador.

A Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios tem duas funções fundamentais: a de estreitar relações com todas as regiões do estado, articulando ações estratégicas do governo com os diversos órgãos, poderes e setores, e, principalmente, o de apoiar política e tecnicamente as prefeituras no desenvolvimento de projetos e obras.

“Muitas vezes, os municípios têm boas ideias, mas falta perna, fôlego ou conhecimento técnico para executá-las. Nosso papel é oferecer esse apoio técnico e as condições para que elas aconteçam. Como a vida acontece na cidade, se elas se tornarem mais desenvolvidas, o estado todo se tornará mais atraente para os gaúchos e para quem vem de fora”, disse Leite.

Meirelles agradeceu o convite e se colocou à disposição para colaborar com o projeto de governo. “Se falta dinheiro ao Estado para ajudar as prefeituras, não falta mão de obra qualificada. Assim, vamos usar as ferramentas que temos para fazer o RS voltar a crescer”, destacou o novo secretário.

Trajetória

Natural de Pelotas, Agostinho Meirelles Martins Neto iniciou a trajetória profissional como delegado regional da Secretaria do Trabalho do Estado. Em 2005, assumiu o cargo de diretor-presidente da Empresa Municipal Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel). Foi também secretário municipal de Coordenação e Planejamento e, posteriormente, assessor especial dos prefeitos de Pelotas nos períodos de 2009 a 2013 e 2014 a 2017.

Como superintendente Industrial do Sanep (Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas), coordenou e liderou ações ligadas às áreas de saneamento, lidando inclusive com barragens industriais e destinação final de resíduos sólidos do município.

Atuou também na Superintendência Administrativa da autarquia, definindo estratégias e gerenciando os setores de Recursos Humanos, Logística, Financeiro e Comercial.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom