Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Agricultores e extensionistas participam de curso de Educação Ambiental e Biodiversidade

Publicação:

Com o objetivo de proporcionar aperfeiçoamento aos representantes dos municípios da chamada Área 1 do Programa RS Biodiversidade, a Emater/RS-Ascar promove até 18 de abril, em Faxinal do Soturno, o Curso de Educação Ambiental e Biodiversidade. Caracterizada pela presença de Mata Atlântica, a Área 1 está sendo beneficiada através de investimentos em atividades ligadas a sistemas agrossilvipastoris, com o intuito de garantir renda ao agricultor de forma sustentável.

Trinta agricultores e dez extensionistas dos municípios de Santa Maria, Silveira Martins, Faxinal do Soturno, Ivorá, São João do Polêsine, Itaara, Agudo, Restinga Seca, Dona Francisca e Pinhal Grande participam das atividades. Nesta terça-feira (9), foram realizadas palestras sobre sistemas agroflorestais ministradas pelas engenheiras agrônomas Suzane Marcuzzo e Caroline Mallmann, do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) - órgão da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) responsável pela política florestal e gestão de unidades de conservação do Estado.

O sistema silvipastoril também foi tema de estudo, com palestra do assistente técnico em Manejo dos Recursos Naturais do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro florestal Gilmar Deponti.

Última etapa
A terceira e última etapa do Curso de Educação Ambiental e Biodiversidade será realizada no dia 18 de abril, quando haverá palestra sobre resgate cultural alimentar e o uso de plantas nativas com potencial alimentício, com o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Roberto Cardoso da Silveira, e sobre legislação ambiental, com o chefe do escritório regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) de Santa Maria, engenheiro florestal Tarso Isaía.

RS Biodiversidade
O Projeto RS Biodiversidade incentiva a produção sustentável no meio rural, fortalecendo a rede de ações conservacionistas no âmbito da região. Com o lema Conservar para Produzir, o projeto é uma das políticas do Governo do Estado que busca promover o desenvolvimento através da conservação, manejo e estímulo às potencialidades regionais da biodiversidade gaúcha.

O RS Biodiversidade é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com Fundação Zoobotânica (FZB), Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam), Emater/RS-Ascar e Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC do Brasil).

Texto: Helena Boucinha
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul