Agricultura e Famurs fazem parceria para acelerar adesão de municípios ao Susaf
Publicação:
A Secretaria da Agricultura e Pecuária e a Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) vão formar parceria para dar agilidade na adesão dos municípios ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), permitindo a comercialização de produtos além das fronteiras de suas cidades de origem. Em encontro ocorrido na sexta-feira (31), na sede da secretaria, entre o titular da Pasta, Ernani Polo, e o presidente da entidade, Luiz Carlos Folador, ficou acertada a realização de trabalho conjunto entre secretaria, prefeituras e Famurs para que os dez municípios com a documentação mais avançada dos 28 já auditados sejam enquadrados no programa.
"Precisamos equacionar uma forma na qual todos colaborem para que consigamos auditar o maior número de cidades possível", afirmou o secretário Polo. O presidente da Famurs colocou a estrutura da entidade à disposição para auxiliar o trabalho da Secretaria da Agricultura nas auditorias.
Polo destacou ainda que o órgão já vem realizando treinamentos, incluindo prefeitos e representes de 28 municípios. Na sede da Famurs ocorreram capacitações para veterinários, por intermédio da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), na qual participaram técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e representantes do município de Rolante, Nova Bréscia, Taquari, Boqueirão do Leão, Crissiumal, Lagoa Vermelha, Cambará do Sul e Estrela.
Texto: Betânia Halder / Ascom - Secretaria da Agricultura
Edição: Eliane Iensen/ CCom