Alemanha e futebol: uma relação antiga com Porto Alegre e o RS

Henrique Licht foi médico do Grêmio e escreveu dez livros sobre esportes

Porto Alegre terá, nesta segunda-feira (30), a última partida da Copa do Mundo realizada no Rio Grande do Sul. Será a disputa entre Alemanha e Argélia, às 17h, no estádio Beira-Rio, válida pelas oitavas de final da competição. Ao receber o maior evento esportivo do planeta, a cidade chega ao ápice de sua já longa história com o futebol. E os germânicos têm papel determinante para o início e a evolução tão marcante desta relação.

Há mais de 150 anos, meados do século XIX, os imigrantes alemães que chegavam à capital traziam na bagagem a prática de variadas atividades físicas de lazer. Tradição cultural, não tardaria para que se organizassem e criassem as primeiras associações. Eram espaços voltados à sociabilização, conta o bisneto de europeus como aqueles que se estabeleceram aqui, Henrique Licht: “Os alemães gostam muito de se associar, precisam estar juntos. Chegavam a Porto Alegre e já formavam sociedades de canto, jogos e esportes”.

Aos 92 anos, Henrique Licht tem, no mínimo, 80 destes dedicados ao esporte. Estudou Medicina da Educação Física, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em diversos clubes, atuando por anos como médico do Grêmio. Ao longo dos anos, dedicou-se a pesquisas sobre práticas esportivas e de lazer, fruto do respeito à memória e movido pela paixão ao desporto, chegando a publicar dez livros.

Segundo levantamento do próprio Licht, o primeiro clube recreativo foi a Sociedade Germânia, criada em 1855, então denominada “Gesellschaft Germânia”. Depois, em 1863, surgiu o "Gesellschaft Leopoldina", clube de bolão (espécie primitiva de boliche). Ambas agremiações eram localizadas no Centro de Porto Alegre.

Ao longo do tempo, foram surgindo as primeiras associações esportivas. Antes da fundação dos primeiros clubes de futebol porto-alegrenses, outros esportes eram praticados. A ginástica, o remo e o ciclismo estão entre as primeiras práticas esportivas que se destacaram nos clubes de Porto Alegre.

A "Deutscher Turnverein", de 1967, é considerada a pioneira na capital. Hoje chamada de Sociedade Ginástica Porto Alegre (Sogipa), teve como seu esporte pioneiro o "turnen", o que é traduzido como ginástica, apesar de englobar a corrida, a esgrima, jogos, entre outros. Em 1888, foi fundado o Ruder-Club Porto Alegre (Clube de Regatas Guaíba-Porto Alegre), tendo como líder o major Alberto Bins, que seria prefeito de Porto Alegre, anos mais tarde.

Em 1896, eram criados os Abelhas da "Radfahrer Verein Blitz", grupo de ciclistas que usavam uniformes listrados em preto e amarelo. Dois anos mais tarde, foi criado o primeiro clube de tênis do país, o Tennis Club Walhalla, que foi incorporado, anos depois, pela também germânica Associação Leopoldina Juvenil. Em 1906, foi criado o "Ruder Verein Freundschaft' (Sociedade de Regatas Amizade), o Grêmio Náutico União. Entre tantos outros que surgiram e são considerados hoje alguns dos melhores do país.

Primeiros passos do futebol

Henrique Licht pôde aproveitar a ascensão dos clubes esportivos em Porto Alegre, tendo levado para o resto da vida a relação com os diferentes esportes. Até os 15 anos, frequentou o Sport Club Navegantes e o Club de Regatas Almirante Barroso. Praticou remo, pesca, competições de tênis, basquete, voleibol e futebol. O futebol teve seus primeiros passos no início dos anos 1900. À época, a febre era o remo.

“Nos clubes de remo, o grande divertimento era as excursões para as competições. Iam famílias inteiras. Mas, para levar mais gente, os anúncios diziam que haveria bola e fotografias, o que atraía.” O médico lembra bem da relação do jogo de bola com os demais. "No campo do Grêmio, que era ao lado do Clube dos Caixeiros viajantes, tinha uma grade para que a bola não passasse. Eles ficavam brabos no clube, porque a bola atrapalhava eles".

Os primeiros clubes de futebol em Porto Alegre foram fundados após um convite de vários clubes teuto-brasileiros da capital para o Sport Club Rio Grande, clube mais antigo em atividade do país, participar de uma festa. Assim, dentro da programação do evento, no dia 7 de setembro de 1903, o time riograndino realizou um jogo demonstrativo entre suas equipes A e B. Uma semana depois, no dia 15, surgiam os dois primeiros times da cidade: o Fuss Ball Club Porto Alegre e o Grêmio FootBall Porto Alegrense.

"Fundaram os dois no mesmo dia. O Fuss Ball pela manhã, e o Grêmio à noite", relembra ele, que foi o último médico gremista a trabalhar no antigo Estádio da Baixada, no bairro Moinhos de Vento. Inspirados pela equipe da Região Sul do Estado, ciclistas da Radfahrer Verein Blitz uniram-se e criaram o Fuss Ball. Assim como o Grêmio. O primeiro jogo de futebol entre as equipes, primeiras de Porto Alegre, ocorreu no dia 6 de março de 1904. O programa da partida, com vitória gremista por 1 a 0, tinha as escalações dos times e foi impresso em português e em alemão.

Depois do pontapé inicial dado pelos clubes alemães, com a pujança da economia gaúcha, as indústrias sediadas na capital passaram a ter equipes de futebol. Havia o time do Renner, da Gerdau, Neugebauer, das cervejarias, entre tantas que existiam. "Um dos destaques do Renner, meu amigo, era uma estrela durante a noite, mas, de manhã, tinha que estar no escritório do chefe, às 7h. Todos os jogadores eram funcionários e ganhavam mais que outros. Começou a gerar problemas dentro das empresas", conta Licht.

Iniciava o futebol de várzea. Com o futebol operário, o esporte passou a ser praticado pela população em geral, sem relação alguma com a cultura teutônica. Anos depois, em 1909, surgiria o Sport Club Internacional, como contraponto às equipes de descendentes alemães. O resto da história, os gaúchos já conhecem.

Texto: Luiz Jacomini
Foto: Pedro Revillion