Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Alternativas de investimentos são apresentadas a empresas alemãs do setor de energias renováveis

Publicação:

Em continuidade à missão gaúcha, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, permanece na Alemanha, ampliando contatos para garantir mais investimentos para o estado. Nessas segunda (11) e terça-feira (12), o secretário adjunto encontrou-se com empresários da área de energias renováveis - setor em expansão no Rio Grande do Sul, devido ao aumento de projetos eólicos e solares.

Fontana destaca que há também uma grande expectativa de expansão do setor, com o aumento da participação no mercado de veículos elétricos. Vários países europeus e a China anunciaram a suspensão da produção de veículos movidos a gasolina ou diesel entre 2020 e 2040.

Na ADS-Tec, localizada em Dresden, Fontana conheceu o processo de produção de equipamentos de armazenamento de energia em baterias de lítio, destinadas aos segmentos empresarial, residencial e automotivo.

Na EAB New Energy, em Grossschirma, Fontana encontrou-se com os diretores Klaus-Dieter Lietzmann e Andreas Lietzmann, acompanhado da parceira da empresa no Brasil, a EPI Energia, com sede no Rio Grande do Sul. Focada em projetos para construção de parques eólicos e geração de energia solar, a EAB passou a dar atenção também para o segmento automotivo, visando criar novos conceitos de carga rápida para carros elétricos. A empresa já investe no Mercosul, com projetos no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, e estuda ampliar os negócios no estado.

Na Heckert Solar, na cidade de Chemnitz, o secretário adjunto conheceu a empresa que produz placas solares e exporta para diversos países, dentre os quais o Brasil.

Para todos, Fontana detalhou as diversas formas de atração de investimentos que o Rio Grande do Sul oferece, e aproveitou para convidar os empresários para o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que ocorre de 12 a 14 de novembro, na Fiergs, em Porto Alegre.

Nesta quarta-feira (13), Fontana vai palestrar em Munique para empresários de vários países, na Feira Simei-Drinktec, uma das mais importantes do mundo no setor de equipamentos utilizados pelo setor vitivinícola.


Texto: Ascom Sdect
Edição: Denise Camargo/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul