Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aluno da Escola Anne Frank representa Estado em concurso nacional de soletração

Publicação:


Erick Maions Pereira Lobato, 13 anos, aluno da 8ª série da Escola Estadual Anne Frank, localizada em Porto Alegre, representou o Estado no concurso Soletrando 2011, promovido pelo Programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, no último sábado (2). O aluno acertou as três primeiras rodadas com as palavras: alto-falantes, escarcéu e nódoa. Porém, foi eliminado ao errar a soletração da palavra abissínio.

Dono de um sorriso contagiante, conquistou a simpatia do apresentador Luciano Huck, chegando a tocar uma música para o apresentador no violino, instrumento que levou Erick a Orquestra de Câmara Jovem do Estado. O aluno também revelou que pretende seguir a carreira de musicista e que gosta de desafios e competições, por este motivo estava participando do programa.

Erick participou da terceira eliminatória da região C, junto com outros oito estudantes da rede pública de ensino, representantes das regiões sul, sudeste, além dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Chegar até a semifinal já foi uma vitória. Ele garantiu sua participação no dia 25 de outubro passado, quando disputou com outros 56 alunos da rede pública de ensino a vaga final. Desde então, dedicou 1h30 do seu dia estudando as regras e formação das palavras da língua portuguesa.

Quando estava na 2ª série do Ensino Fundamental, em 2005, Erick passou a frequentar a Sala de Recursos de Altas Habilidades, sendo um dos alunos responsáveis pela instalação do local. Como também tem um excelente potencial para a área da matemática, frequentou entre 2006 e 2008, oficinas de matemática em parceria com o Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Segundo Erick, frequentar a sala de Altas Habilidades contribuiu muito para a sua formação. A sala de altas habilidades ampliou meus horizontes, disse.

Sobre a experiência de participar do programa, o aluno definiu: Foi excelente. Aprendi muita coisa, fiz novos amigos e conheci a cultura de outros estados e a cidade do Rio também, relatou.

Para o secretário de Estado da Educação, José Clóvis de Azevedo, o exemplo do Erick serve de estímulo para todos os trabalhadores em Educação. Foi através de um atendimento específico, pertinente e inclusivo que o aluno encontrou o apoio e o estímulo para desenvolver suas potencialidades disse.

Texto: Ane Daniele Paulon

Foto: Arquivo Pessoal

Edição: Palácio Piratini (51)3210-4305




FOTO - arquivo pessoal

Portal do Estado do Rio Grande do Sul