Ambev entrega bafômetros ao Rio Grande do Sul
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Como parte de um programa que visa estimular o consumo responsável de cerveja, a AmBev (Companhia de Bebidas das Américas) está doando 2.030 bafômetros a batalhões da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Rodoviária Federal, à Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre, à Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e a diversos municípios gaúchos. A iniciativa é mais uma ação que a empresa, a quinta maior cervejaria do mundo, desenvolve no âmbito de um amplo projeto de responsabilidade corporativa. Os equipamentos vão permitir que as instituições gaúchas passem a realizar um número maior de blitze no trânsito para fiscalizar motoristas que eventualmente tenham se excedido no consumo de bebidas alcoólicas. A realização de testes com bafômetros é autorizada pelo Código Brasileiro de Trânsito desde 1997. A companhia já fez doações aos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Em países como os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, estudos mostram que medidas que envolveram blitze rigorosas nas estradas, fiscalização da venda de bebidas alcóolicas a menores e campanhas de conscientização reduziram os índices de mortes em acidentes de trânsito. Em um período de dez anos, por exemplo, os ingleses conseguiram baixar de 38,2% para 19% a percentagem de vítimas fatais em acidentes de trânsito relacionados ao álcool do número total de acidentes. Com a doação, a AmBev equipará o Rio Grande do Sul com 30 etilômetros digitais automáticos, sendo quatro para a Polícia Rodoviária Federal, quatro para a Polícia Rodoviária Estadual, quatro para Porto Alegre e para as cidades de Alvorada, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão. Os equipamentos, de fabricação nacional, modelo BAF-300, vêm com sistema que permite coletar somente o último volume de ar aspirado e coíbe a inalação do ar que possa existir no interior da câmara, por meio de válvula de retenção, tornando o teste mais eficiente. Os instrumentos funcionam como microcomputadores, imprimem os resultados automaticamente, são aprovados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), Normatização e Qualidade Industrial e já vêm com a aferição necessária para uso imediato. Já os 2 mil bafômetros descartáveis serão destinados à Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. Criada há sete anos em Porto Alegre, a instituição promove a campanha permanente Vida Urgente e realiza ações educativas e de conscientização visando a prevenção de acidentes de trânsito em dezenas de municípios gaúchos. Os equipamentos são rastreadores e selecionam, em meio a uma amostra significativa de consumidores testados, aqueles que apresentam um possível estado de embriaguez. De origem francesa, o equipamento é composto de um kit, que inclui tubo-teste e um balão delimitador da amostra de ar expirador. A leitura do resultado do teste é feita visualmente, com a indicação de um traço mediano no próprio equipamento. O produto é homologado e certificado pelo Inmetro, Ministério da Saúde da França e Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial de Portugal. A companhia lançou recentemente uma nova e abrangente campanha em nível nacional, com peças publicitárias para emissoras de televisão e rádio, jornais, revistas, outdoors, painéis eletrônicos e táxis. Criado pela agência F/Nazca, o trabalho é assinado pela Skol e utiliza a linguagem jovem e inovadora que tornou a marca líder de mercado. As mensagens das peças aconselham os consumidores motoristas a beber com responsabilidade e voltar para casa de táxi caso se excedam. A campanha leva o slogan Beber Redondo é Beber com Responsabilidade. A AmBev promove há três anos ações voltadas para o consumo responsável de cerveja, por meio de campanhas publicitárias nos meios de comunicação, engajamento em programas de governo e orientação aos consumidores em eventos organizados pela empresa, como o Skol Beats e o Camarote da Brahma. Na virada de 1999 para 2000, a marca Skol veiculou um filme com o personagem ET que alertava para o consumo responsável. Recentemente, a empresa participou da campanha Amigo da Vez, do Ministério dos Transportes - na compra de ingressos para os eventos patrocinados por suas marcas, a pessoa recebia um folheto com a recomendação de escolher o integrante do grupo que não iria beber e seria o responsável por levar todos para casa. Em maio de 2003, outro filme publicitário da Skol veio dar continuidade à mensagem de consumo responsável. A peça mostra um casal divertindo-se em uma danceteria. Na hora de ir embora, o rapaz entrega à moça o que parece ser uma aliança de noivado. Na verdade, trata-se das chaves do carro.