Ambulatório de Cardiologia do Hospital Regional de Santa Maria abre na próxima semana
Publicação:
Entra em funcionamento na próxima segunda-feira (12/8) o Ambulatório de Cardiologia do Hospital Regional de Santa Maria. O espaço vai funcionar nos moldes do Ambulatório de Doenças Crônicas, em operação desde julho de 2018: os pacientes dos 32 municípios de abrangência da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) que necessitarem desta especialidade serão encaminhados pelos serviços de saúde e regulados pela CRS.
“Serão 320 consultas e 1,2 mil exames por mês, que vão contribuir para desafogar o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Temos ótimas expectativas, aos poucos estamos conseguindo tornar o Regional exatamente o que sonhamos”, diz a delegada da 4ª CRS, Marilisa Vilagrand da Rosa. “A cota de atendimentos por cidade será proporcional à população”, explicou. Em agosto, a previsão é de que sejam atendidos 112 pacientes.
O Regional oferece atendimento com equipes multiprofissionais, que incluem enfermeiro, psicóloga clínica, farmacêutica clínica, nutricionista, assistente social, educador físico e fisioterapeuta. Também inclui as especialidades médicas de cardiologia, endocrinologia, angiologia, nefrologia e oftalmologia.
Antes da abertura do Ambulatório de Cardiologia do Hospital Regional de Santa Maria, havia uma cota de apenas 20 consultas da especialidade por mês para toda a região, pelo Husm. Com o novo ambulatório, a população terá acesso a mais 320 consultas por mês, além de 1,2 mil exames.
Em julho, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, esteve no local para conhecer as instalações do ambulatório de cardiologia e anunciar a abertura do espaço, acompanhada do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e do diretor administrativo do Hospital Regional, Elvis Prestes.
Texto: Marília Pereira Bissigo/Ascom SES
Edição: Patrícia Specht/Secom