Ampliação do viaduto sobre a linha do trensurb, em Sapucaia, deve ser concluída no primeiro semestre
Publicação:

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) – concluiu no último fim de semana o lançamento das vigas pré-moldadas do viaduto sobre a linha do trensurb, no km 1 da ERS-118, em Sapucaia do Sul. A ampliação da estrutura integra o conjunto de obras de duplicação da rodovia na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O transporte das 15 vigas, instaladas em três vãos do viaduto, estava sendo planejado havia cerca de um mês. De acordo com o secretário Juvir Costella, trata-se de mais um passo importante na reta final da entrega dos 21,5 quilômetros duplicados.
“Já estamos com cerca de 80% dos serviços concluídos na ERS-118, e quem transita pelo local percebe claramente o quanto as obras avançaram”, destaca Costella. “Fazemos um acompanhamento diário das obras de duplicação. Não há dúvidas de que o viaduto Trensurb é uma das que mais tem ganhado ritmo nos últimos meses.”
O lançamento e a implantação das vigas exigiram uma ação coordenada entre as equipes da Superintendência de Obras de Artes Especiais do Daer, da 1ª Superintendência Regional da autarquia em Esteio, da construtora responsável pela obra e da empresa contratada para o apoio técnico da duplicação da ERS-118. A concessionária RGE também precisou ser acionada para efetuar o desligamento temporário da rede elétrica.
“Levantamos todos os elementos envolvidos nessa etapa e conseguimos evitar contratempos, executando o trabalho de forma rápida e liberando o trânsito no menor tempo possível”, explica o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.
O viaduto deve ser concluído ainda no primeiro semestre deste ano. “A próxima fase é a execução da laje e pré-laje. Após, serão instalados os dispositivos de proteção, que são os guarda-rodas e guarda-corpos. Por fim, é realizada a pavimentação”, detalha o diretor de Infraestrutura Rodoviária da autarquia, Richard Polo. “O objetivo é executar cada etapa das obras com eficiência, priorizando a qualidade dos serviços e a segurança dos usuários que circulam no trecho”, complementa.
Texto: Ascom Daer
Edição: Secom