Anunciado R$ 1,4 milhão para expansão do Tecnosinos em São Leopoldo
Publicação:

A governadora Yeda Crusius assinou na tarde desta quarta-feira (10), na Unisinos, convênio com a universidade para apoiar projetos de expansão do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos). Serão destinados R$ 1,4 milhão para investimentos no local. Com o acordo, a Unisinos compromete-se a atrair novas empresas e a gerar outros 300 empregos. A medida integra o Programa Estruturante Mais Trabalho, Mais Futuro.
Nós sabemos que podemos contribuir como Governo do Estado para que se criem empregos de qualidade. O Governo não precisa investir em alguma coisa sua. Pode investir em parceria, em um Parque Tecnológico que tenha uma convivência harmônica e de desenvolvimento com empresas privadas, universidade e governo. Este é um modelo que nós queremos multiplicar, em busca do emprego, afirmou a governadora Yeda Crusius, acrescentando que programa estruturante Mais Trabalho Mais Futuro depende muito do que acontece dentro das universidades em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia.
Yeda anunciou ainda mais seis parques tecnológicos no Estado. Naquelas áreas mais empobrecidas do Estado, na metade Sul, nós vamos criar banda larga, de alta velocidade, para todo o município. Está na TI o segredo do futuro e a inclusão das pessoas, acrescentou Yeda, em relação aos investimentos em tecnologia. Para o secretário do Desenvolvimento, Márcio Biolchi, o convênio é uma forma prática de fazer parcerias com as universidades, que é o grande capital intelectual que o Rio Grande do Sul tem.
O Brasil tem sido um grande centro de aporte de investimentos internacionais na área de tecnologia e nós temos que colocar o estado em primeiro plano, disse. A criação de um programa de apoio a parques tecnológicos foi destacada pelo secretário da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, ao informar que além de fortalecer os três parques na região Metropolitana, o Governo pretende criar parques tecnológicos em outras regiões do estado.
Entre os objetivos, estão investimentos em infraestrutura, fibras óticas, comunicação e ampliação das unidades. Empresas já foram atraídas ao complexo e anunciadas pelo Governo do Estado, como a HCL (organização indiana desenvolvedora de software) e a Micron HT (encapsuladora de chips). No Tecnosinos, estão instaladas 34 indústrias.
Mais Trabalho, Mais Futuro
O Programa Estruturante Mais Trabalho, Mais Futuro busca ampliar a competitividade dos produtos e serviços do Estado, através da criação de um ambiente de inovação. Por meio da geração e transferência de conhecimento, formação, atração e fixação de inteligência, o programa tem a meta de preservar os postos de trabalho mediante melhoria da qualificação profissional.