Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aplicativo Servidor RS celebra quatro anos com marca de 130 mil usuários

Ferramenta já teve mais de 11,5 milhões de interações desde o seu lançamento

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Fazenda ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem composta de moedas empilhadas à esquerda, uma calculadora à direita e uma folha de papel com um cifrão desenhado ao fundo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Lançado em 2020, o aplicativo Servidor RS celebra quatro anos nesta terça-feira (20). A ferramenta, desenvolvida em parceria com diversas secretarias do Estado com a tecnologia da Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul, fornece acesso ágil e seguro a informações funcionais e serviços. Recentemente, o aplicativo atingiu a marca de 130 mil usuários e tem sido bem avaliado nas lojas: 4.5 na Play Store da Google e 4.3 na App Store da Apple. 

A Secretaria da Educação (Seduc) é a pasta que tem o maior número de servidores conectados ao aplicativo, com quase 60 mil usuários, representando 30% dos vínculos. As forças de segurança também são destaque, com 21,5 mil usuários vinculados à Brigada Militar, 4,7 mil da Polícia Civil e 3,4 mil da Susepe. Além do Poder Executivo, o Servidor RS também é utilizado por Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. 

A ferramenta tem um total de 11,5 milhões de interações desde o seu lançamento. O serviço mais utilizado foi o contracheque, com 4,25 milhões de interações, seguido por consignações (2,3 milhões) e histórico funcional (quase 500 mil). O recorde diário de utilização dos serviços foi batido em julho desde ano, quando 63 mil interações ocorreram em apenas um dia. 

Ao todo, o aplicativo Servidor RS conta com um cardápio de 16 serviços: Simulador de Tempo de Aposentadoria, Cadastro de Dependentes Previdenciários, Consulta de Frequências e Afastamentos, Consulta de Licença Prêmio, Contracheque, Férias, Comprovante de Rendimentos, Indenização por Férias e LP, Consignações, RPV, Histórico Funcional, Recadastramento de Pensionista, Recadastramento de Inativo, Tele Trabalho e Fale Conosco. Em julho, a funcionalidade Solicitação de Frequências e Afastamentos foi disponibilizada, neste primeiro momento, apenas para a Secretaria da Fazenda (Sefaz). 

O aplicativo pode ser baixado pela Play Store (Android) ou pela App Store (iOS). O acesso ocorre via login cidadão, integrado ao sistema gov.br. Para ter acesso aos serviços do aplicativo, o usuário deve possuir os níveis prata ou ouro na conta gov.br.

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul