Aplicativo Servidor RS disponibiliza cursos de organização financeira pessoal
Materiais buscam preparar o servidor na administração e gestão do seu patrimônio
Publicação:
![Card em fundo cinza, no qual está escrito Fazenda ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem composta de moedas empilhadas à esquerda, uma calculadora à direita e uma folha de papel com um cifrão desenhado ao fundo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.](/upload/recortes/202306/22094459_2079694_GD.jpg)
O aplicativo Servidor RS passa a oferecer uma nova funcionalidade: cursos abertos, gratuitos e com certificado para Gestão de Finanças Pessoais. Os cursos são produzidos por instituições de ensino renomadas e buscam preparar o servidor para a administração do patrimônio pessoal, ou seja, a ideia é torná-lo um especialista na gestão do seu dinheiro.
Outra novidade positiva é que agora os formatos serão mais dinâmicos com a disponibilização de vídeos e podcasts. Com didática simples e exercícios bem aplicados, o servidor pode acompanhar os cursos em formato tradicional com apoio didático, com vídeos curtos e animação gráfica ou em formato de áudio (também acessíveis no Spotify).
O gerente do projeto App Servidor RS, no Tesouro do Estado, Milton Cesar da Costa, destacou que a oferta de orientação para o planejamento financeiro pessoal é mais uma iniciativa que agrega valor público. “Essa ação fortalece o aplicativo como canal de informação, serviço e relacionamento com os servidores”, afirmou.
Instituições e cursos já disponíveis
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
- Curso Gestão de Finanças Pessoais - 20 horas (narrativa com imagens e enredo do dia a dia)
- Me Poupe, Invista com Natália Arcuri - 20 horas (vídeos curtos e linguagem mais moderna)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Educação financeira no século XXI para a liberdade financeira (formato de áudio e também disponível no Spotify)
Em breve, deve ser oferecido acesso a outros cursos e instituições.
Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom