Apreendidos 26 bovinos sem origem comprovada na fronteira com a Argentina
Publicação:

A Operação Descaminho da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), com apoio da 3ª Patrulha Ambiental da Brigada Militar, apreendeu, nesta terça-feira (23), 26 bovinos sem origem legal comprovada nos municípios de Santo Cristo e Alecrim, no Noroeste do Estado. Segundo o supervisor regional do Departamento de Produção Animal (DPA) de Santa Rosa, Euclides Carpenedo, o objetivo da ação é coibir o contrabando ilegal de animais da Argentina para o Rio Grande do Sul. Desde o dia 16, técnicos realizam barreiras de controle e vistoriam propriedades nos municípios que fazem fronteira com a Argentina.
Carpenedo informa que os animais apreendidos já estão sendo levados para o Frigorífico Cotrimaio, em Três de Maio, onde será feito o abate sanitário. Como os bovinos apresentam perfeitas condições sanitárias, eles serão abatidos e desossados para serem distribuídos a entidades carentes da região, afirma.
Balanço
Na semana passada, foram apreendidos 18 bovinos sem procedência comprovada em Porto Vera Cruz e Alecrim, no noroeste do Estado. Ainda Operação Descaminho foram aplicadas duas multas por trânsito de animais sem Guia de Trânsito Animal e inutilizados 190 quilos de produtos lácteos (creme de leite e requeijão) e 100 litros de leite impróprio para consumo humano.
Carpenedo explica que, além da contagem de animais nas propriedades e ações de combate ao abate clandestino, são realizadas barreiras volantes que se estenderão até o final do ano. Nosso objetivo é proteger os consumidores de produtos com origem suspeita ou desconhecida, observa.