Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Arquivo Público inicia agendamento eletrônico de visitas guiadas

Sistema implementado permite mais autonomia e agilidade ao cidadão

Publicação:

Imagem da fachada do arquivo público.
O prédio do Arquivo Público do RS é o primeiro da América Latina a ser construído com essa finalidade - Foto: Divulgação SPGG

A partir desta terça-feira (19/9), as visitas guiadas ao Arquivo Público do Rio Grande do Sul (Apers), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), podem ser agendadas diretamente no site da instituição, através de um sistema próprio desenvolvido pela pela Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul.  Antes da mudança, as visitas eram agendadas por e-mail.

Mediadas por servidores do Apers das áreas de História ou Arquivística, as visitas apresentam os acervos custodiados pela entidade, abordando aspectos históricos e a importância da gestão documental. Também são apresentadas as características arquitetônicas da sede do Arquivo Público, primeira construção da América Latina com essa finalidade.  

As visitas guiadas presenciais ocorrem segundas-feiras, às 14h; quartas-feiras, às 10h; e sextas-feiras, às 14h. As visitas guiadas virtuais, por sua vez, acontecem às terças-feiras, às 14h30. Visitas em grupo continuam sendo agendadas por e-mail.  

Arquivo Público 

O Arquivo Público de Porto Alegre (Apers) foi criado em 8 de março de 1906 e tem por objetivo a preservação da memória do Estado com ações voltadas à gestão documental e à cultura. 

Entre as formas de atendimento do Arquivo Público à comunidade estão a pesquisa no acervo e a assessoria em gestão documental, além das ações educativas e as visitas guiadas. A instituição está localizada na Rua Riachuelo, 1.031, no Centro de Porto Alegre. 

Texto: Karine Paixão/Ascom SPGG
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul