Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Assinado contrato para as obras do Hospital de Guaíba

Publicação:

Hospital Municipal de Guaíba será implementado a partir de parceria entre Estado, município, Beneficência Portuguesa e a empresa CMPC Celulose Riograndense
Hospital Municipal de Guaíba será implementado a partir de parceria entre Estado, município, Beneficência Portuguesa e a - Foto: Neusa Jerusalém/SES-RS

A secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, participou, nesta quinta-feira (7) , da assinatura do contrato para o início das obras do novo Hospital Municipal de Guaíba, que será implementado a partir de uma parceria entre o poder público municipal e Estadual, Hospital Beneficência Portuguesa e a empresa CMPC Celulose Riograndense.

O novo serviço será de abrangência regional, beneficiando a população das regiões da Grande Porto Alegre e Costa Doce. Irá funcionar onde atualmente se encontra o Pronto Atendimento da cidade, na Rua São Paulo nº 800, em Guaíba, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As obras, que contemplam a reforma da recepção e de 31 leitos, devem começar nos próximos dias e, após a conclusão, a Beneficência Portuguesa assume a administração do hospital. Atualmente a estrutura tem quatro salas cirúrgicas, 11 leitos para recuperação, 8 quartos, lavanderia, banheiros, refeitório, sala de esterilização e área administrativa. O Hospital Municipal terá centro cirúrgico, serviços de obstetrícia e internamentos clínicos.

Na ocasião, Sandra Fagundes disse que este novo hospital faz parte do projeto do Governo do Estado na área da saúde que prioriza o conceito de rede. "Estamos criando um cinturão de saúde em torno da Capital e Região Metropolitana a partir de sistemas regionais e para isso o hospital de Guaíba é estratégico”, salientou.

A secretária lembrou que já foram realizados investimentos para qualificação e ampliação do atendimento regional no hospital de Montenegro, Taquari, Parobé, Taquara, Esteio, Sapucaia e Novo Hamburgo, além do reforço de recursos aos hospitais de Canoas. Também citou como exemplos os hospitais de São Jerônimo, Barra do Ribeiro, Camaquã e os novos mil leitos no Vale do Gravataí por meio da parceria com o Instituto de Cardiologia que prevê investimentos também nos hospitais de Viamão e Cachoeirinha.

Texto: Assessoria SES/RS
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul