Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Atendimento telefônico do IPE Saúde melhora tempo de resposta

Mais da metade das chamadas por telefone são atendidas em até 30 segundos

Publicação:

IPE saúde possui mais de 1 milhão de segurados
-

Segundo dados da Central de Atendimento do IPE Saúde, o tempo médio de espera dos usuários do plano para receber atendimento telefônico é de menos de dois minutos – sendo que a maior parte das chamadas é respondida em menos de 30 segundos. A central foi implantada em maio de 2022 e, desde julho, conta com um supervisor e 12 telefonistas em cada turno, atendendo ligações de todo o Estado.

Em janeiro deste ano, foram atendidas 15.860 ligações – cenário muito diferente das 4.235 chamadas respondidas em maio de 2022. Já o tempo médio de espera dos usuários na linha caiu de cerca de 34 minutos na época da implantação da central para apenas um minuto e 42 segundos em janeiro – sendo que 52% das chamadas foram atendidas em até 30 segundos (apenas 7% delas eram respondidas com essa velocidade em maio de 2022). A taxa de abandono (ou seja, de pessoas que desistem da ligação antes de serem atendidas) era de 61% em maio, e caiu para 5% em janeiro de 2023. 

Na avaliação do supervisor da equipe de Telefonia do IPE Saúde, Fabrício Rodrigues da Silva, a evolução é fruto de um trabalho conjunto. “O cenário atual é reflexo de muito empenho e dedicação da equipe de telefonistas e servidores, que estão envolvidos diariamente para atender as necessidades dos segurados", avalia.

A central telefônica atende chamadas das 8h às 18h, no número (51) 3288-1550. Além do melhor controle das ligações atendidas e perdidas, a utilização do sistema de VoIP – introduzido em parceria com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SPGG) – permitiu também a implantação de uma URA (Unidade de Resposta Audível), com o encaminhamento da ligação conforme o tipo de atendimento (usuário, prestador ou administrativo).

Entre os assuntos mais demandados nas chamadas telefônicas estão: reembolso (18%), PAC (10%), habilitação de dependentes (9%) e cartão e certificado provisório (8%).

Modalidades de atendimento

Além da opção por telefone, o IPE Saúde disponibiliza todos os serviços na modalidade digital, no Portal do Segurado. Também é possível acessar o atendimento de forma presencial na sede, em Porto Alegre, ou nas unidades no interior, por meio do Programa Facilitadores – consulte os locais.

Texto: Raquel Schneider/Ascom IPE Saúde
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul