Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Atividades alertam sobre importância de doar sangue regularmente

Publicação:

Atividades alertam sobre importância de doar sangue regularmente
Entre 20 e 25 de novembro, o Hemorgs e a Hemorrede promovem atividades em alusão à Semana Nacional do Doador de Sangue - Foto: José Eduardo Bernhardt/SES

Em alusão à Semana Nacional do Doador de Sangue, comemorada entre 20 e 25 de novembro, o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) e a Hemorrede Pública Estadual promovem atividades para conscientizar a população sobre a importância da doação. Na segunda-feira (20), às 14h, serão homenageados doadores, empresas e lideranças comunitárias no Hemorgs.

Durante toda a semana, uma parceria da rede de farmácias Panvel com o aplicativo de transporte Cabify incentiva a doação de sangue no Hemorgs. De segunda a sexta-feira, o Hemocentro receberá doadores voluntários que se cadastraram na campanha e a Cabify irá disponibilizar transporte gratuito aos participantes.

Para encerrar a celebração da semana, o Hemorgs estará aberto no sábado (25), Dia Nacional do Doador de Sangue. Das 8h às 11h30, a população pode se dirigir ao Hemocentro, localizado na Av. Bento Gonçalves, 3722, em Porto Alegre.

Requisitos para doar

Para ser um doador, é preciso: estar em boas condições de saúde; apresentar documento oficial de identidade com foto; ter idade entre 16 e 69 anos (candidatos com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal); pesar no mínimo 50 kg; não estar em jejum; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; e não fumar pelo menos duas horas antes.

No RS, 2,4% da população é doadora de sangue, enquanto no Brasil o percentual é de 1,8%, conforme dados do Ministério da Saúde. Para a diretora da Hemorrede, Helena Cunha, é importante ressaltar a necessidade da regularidade da doação para a manutenção dos estoques. "O sangue não tem substituto e, por isso, a doação é fundamental", conclui.

Além do Hemorgs, é possível doar em outros hemocentros da rede pública.

Confira os endereços e horários.

Texto: Ascom SES
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul