Atividades no turno inverso escolar movimentam acolhidos do NAR Menino Deus
Publicação:
A rotina diária das crianças e jovens acolhidos no Núcleo de Abrigo Residencial (NAR) Menino Deus, da Fundação de Proteção Especial, do Governo do Estado, é movimentada e intensa com as diversas atividades realizadas no turno inverso da escola. A Assistente Social, Carmen Godoy, destaca a prática esportiva com natação, vôlei, basquete e ginástica. E claro que não podemos deixar de salientar a ida às escolinhas de futebol de Grêmio e Inter que entusiasma a todos.
Carmen destaca, ainda, o importante trabalho de diversos voluntários que visitam os abrigos residenciais e fazem atividades de lazer com as crianças como organização de festas, reforço escolar e integração com casas de idosos onde a troca de experiências, até mesmo pelas diferenças de idades, é muito rica para todos. O recreacionista Paulo Bruc é responsável pelo acompanhamento externo do pessoal tendo proporcionado passeios com bicicletas que chegaram aos abrigos por doação e que são consertadas por voluntários. O passeio de bicicleta propicia, além da atividade esportiva, momentos de alegria e integração entre todos.
Bebês com acompanhamento especial
Os bebês que chegam aos diversos Núcleos Residências, e muitos deles filhos de mães usuárias de crack, possuem acompanhamento psicológico individualizado. A psicóloga Ana Celina Albornoz explica que a estimulação e o cuidado especializado constante atenuam os efeitos da droga consumida por suas mães no período em que estavam no útero materno.
Outro recreacionista do NAR Menino Deus, Paulo Renato Rosa, destaca que a participação da gurizada nas escolinhas de Grêmio e Inter, é uma ação importante de inclusão já que participam das equipes sem qualquer distinção social. Rosa enfatiza ainda que no Grêmio há o projeto Aluno nota 10. A iniciativa consiste em conceder um certificado de Aluno nota 10 para os jovens que freqüentam a escolinha e que continuam com bom desempenho no ambiente escolar. Esses garotos que integram as escolinhas da dupla Grenal podem ser selecionados e seguirem no clube em categorias superiores caso apresentem evolução técnica na prática do futebol.