Audiência pública debate nova estrutura no Porto do Rio Grande
Publicação:
A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) prossegue na fase preparatória para a construção de um píer multiuso de atracação na zona de granéis líquidos e fertilizantes, como diferencial competitivo na zona de petroquímicos. De forma transparente, a Suprg promove uma audiência pública sobre o tema, nesta quinta-feira (20), às 19h, no auditório do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMAr). O evento é gratuito e aberto para a comunidade.
O projeto do píer marítimo multiuso consiste na construção de uma ponte de acesso, uma plataforma de administração e controle e a implantação de quatro dolfins de amarração (estruturas auxiliares de atracação). Essa infraestrutura, que ocupará 447,50 metros quadrados sobre a terra e 3.310.90 metros quadrados sobre o canal do Rio Grande, com preferência para a atracação de navios de gás natural, uma nova carga a ser movimentada pelo complexo portuário. Um dos seus impactos diretos é a geração de emprego, 138 diretos e 600 indiretos na fase de construção, e renda. Na região Sul, o Porto do Rio Grande será um dos únicos portos dotados deste tipo de píer multiuso.
Licenciamento Ambiental e Audiência Pública
O processo para liberação da obra está sendo conduzido pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – RS), e se encontra na fase de licença prévia, com a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), ambos protocolados junto ao órgão em 2015 e agora, na próxima quinta-feira, 20, serão debatidos em uma audiência pública com a intenção de melhorar e dirimir dúvidas quanto ao projeto e sua execução.
Serviço
O quê: audiência pública para o debate do EIA e RIMA do projeto do Píer Multiuso a ser construído no Superporto, na zona de Petroquímicos
Quando: quinta-feira (20), às 19h
Onde: auditório do CCMar, Rua Visconde de Paranaguá, nº 24
Texto: André Zenobini/Ascom Suprg
Ediçao: Denise Camargo/Secom