Auditoria do SUS apresenta projeto de análise automatizada da produção em Saúde no South Summit Brazil 2025
Sistema foi criado por meio de dois protótipos de algoritmos com o objetivo de simplificar a cobrança dos serviços de saúde
Publicação:

A equipe do Departamento de Auditoria da Secretaria da Saúde (SES) apresentou, nesta quinta-feira (10/4), no South Summit Brazil 2025, um sistema inovador de análise automatizada da produção e faturamento nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul. A explanação ocorreu durante o painel Inteligência Artificial e Ciência de Dados como ferramentas de Eficiência e Transparência das Auditorias do SUS, no RS Innovation Stage, no evento correalizado pelo governo do Estado.
O sistema foi criado por meio de dois protótipos de algoritmos com o objetivo de simplificar e padronizar a cobrança dos serviços de saúde prestados em hospitais e clínicas credenciadas. Atualmente a maior parte do processo de trabalho de auditoria é manual. Devido ao grande número de sistemas de informações do SUS, os auditores enfrentam dificuldade de acesso, tratamento e extração dos dados. Com a nova ferramenta será possível fazer o relacionamento, análises e cruzamento das diversas bases, gerando insights para os auditores e identificando de forma automática, anomalias (outliers), discrepâncias e possíveis inconformidades, assim como poderão descobrir padrões, sazonalidades, alterações de comportamento e tendências.
A proposta é possibilitar a implantação gradual desta auditoria contínua automatizada. O projeto é baseado em dois protótipos, o primeiro é sobre o case de custos hospitalares para procedimentos de parto normal e parto cesariano. Neste case, o algoritmo foi executado somente no grupo de hospitais sob gestão estadual. O segundo protótipo foi sobre anomalias estatísticas baseadas na população SUS em procedimentos ambulatoriais realizados nos estabelecimentos de saúde pública do Estado.
O auditor-geral da SES, Bruno Naundorf, afirmou que “esse novo modelo vai possibilitar uma melhor gestão dos investimentos dos recursos públicos na saúde”. Ele estava acompanhado pela diretora-adjunta da auditoria, Niege Bartikoski, e pelo auditor do SUS, Jader Marques da Silva.
Entre as melhorias futuras para a gestão da saúde com a implantação gradativa do novo sistema estão:
- Auditoria contínua e proativa na detecção de anomalias, discrepâncias e tendências;
- Cultura data driven (orientada a dados) nas auditorias do SUS;
- Substituição gradual de processos manuais por rotinas automatizadas (cruzamento entre as bases de dados do Datasus, consulta de bases normativas, análise de constatações baseadas nas legislações, etc.);
- Tomadas de decisões auxiliadas por assistentes baseados em Inteligência Artificial Generativa (GEN-AI) e Grandes Modelos de Linguagens (LLMs).
Acompanhe ao vivo programação completa do RS Innovation Stage no South Summit Brazil 2025:
Texto: Ascom SES
Edição: Secom