Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Auditoria do SUS apresenta projeto de análise automatizada da produção em Saúde no South Summit Brazil 2025

Sistema foi criado por meio de dois protótipos de algoritmos com o objetivo de simplificar a cobrança dos serviços de saúde

Publicação:

Painel sobre novo sistema de auditoria no SUS no SSB 2025
Com nova ferramenta será possível fazer análises e cruzamentos de dados para identificar discrepâncias e inconformidades - Foto: Laiz Flores/Ascom Saúde

A equipe do Departamento de Auditoria da Secretaria da Saúde (SES) apresentou, nesta quinta-feira (10/4), no South Summit Brazil 2025, um sistema inovador de análise automatizada da produção e faturamento nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul. A explanação ocorreu durante o painel Inteligência Artificial e Ciência de Dados como ferramentas de Eficiência e Transparência das Auditorias do SUS, no RS Innovation Stage, no evento correalizado pelo governo do Estado.

O sistema foi criado por meio de dois protótipos de algoritmos com o objetivo de simplificar e padronizar a cobrança dos serviços de saúde prestados em hospitais e clínicas credenciadas. Atualmente a maior parte do processo de trabalho de auditoria é manual. Devido ao grande número de sistemas de informações do SUS, os auditores enfrentam dificuldade de acesso, tratamento e extração dos dados. Com a nova ferramenta será possível fazer o relacionamento, análises e cruzamento das diversas bases, gerando insights para os auditores e identificando de forma automática, anomalias (outliers), discrepâncias e possíveis inconformidades, assim como poderão descobrir padrões, sazonalidades, alterações de comportamento e tendências.

A proposta é possibilitar a implantação gradual desta auditoria contínua automatizada. O projeto é baseado em dois protótipos, o primeiro é sobre o case de custos hospitalares para procedimentos de parto normal e parto cesariano. Neste case, o algoritmo foi executado somente no grupo de hospitais sob gestão estadual. O segundo protótipo foi sobre anomalias estatísticas baseadas na população SUS em procedimentos ambulatoriais realizados nos estabelecimentos de saúde pública do Estado.

O auditor-geral da SES, Bruno Naundorf, afirmou que “esse novo modelo vai possibilitar uma melhor gestão dos investimentos dos recursos públicos na saúde”. Ele estava acompanhado pela diretora-adjunta da auditoria, Niege Bartikoski, e pelo auditor do SUS, Jader Marques da Silva.

Entre as melhorias futuras para a gestão da saúde com a implantação gradativa do novo sistema estão:      

  • Auditoria contínua e proativa na detecção de anomalias, discrepâncias e tendências;
  • Cultura data driven (orientada a dados) nas auditorias do SUS;
  • Substituição gradual de processos manuais por rotinas automatizadas (cruzamento entre as bases de dados do Datasus, consulta de bases normativas, análise de constatações baseadas nas legislações, etc.);
  • Tomadas de decisões auxiliadas por assistentes baseados em Inteligência Artificial Generativa (GEN-AI) e Grandes Modelos de Linguagens (LLMs).

Acompanhe ao vivo programação completa do RS Innovation Stage no South Summit Brazil 2025:

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul