Aula inaugural do Pronatec Copa na Empresa dá início à qualificação em Canoas
Publicação:

Canoas foi a nona, das dezesseis cidades contempladas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Copa na Empresa, a realizar a aula inaugural do curso, na tarde dessa terça-feira (28), no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS). Cerca de 300 pessoas lotaram o auditório.
Para a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, a qualificação de profissionais significa investir nos cidadãos. As ações da Setur buscam incessantemente colocar o turismo do Rio Grande do Sul em outro patamar de competitividade e o Pronatec Copa na Empresa é fundamental para alcançar esse objetivo, afirmou Abgail. O RS tem trabalhado o turismo na perspectiva de induzir o desenvolvimento econômico e social, ressalta.
Com elogios ao empenho da equipe da Setur responsável pela organização do programa de qualificação no Estado, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, afirmou que a Copa do Mundo Fifa 2014 é uma oportunidade que precisa ser aproveitada. Com trabalho nós vamos nos preparar e nos qualificar e após esse grande evento esportivo mundial ficará o maior legado que são vocês, o povo de Canoas, do Estado e os brasileiros.
O programa é uma parceria entre a Secretaria do Turismo (Setur), Ministério do Turismo (Mtur) e sistema S (Senac, Senai, Senat e Senar) para as prefeituras, que visa proporcionar o aperfeiçoamento profissional aos seus empregados e colaboradores. A meta do Governo estadual é qualificar 10 mil pessoas nas áreas de segurança, turismo e serviços para a Copa 2014. A capacitação será gratuita e viabilizada por meio do Pronatec Copa, programa do Governo Federal disponível em 16 municípios gaúchos.
Em Canoas, são ofertadas nove turmas, referentes aos seguintes: Inglês básico (quatro turmas); Inglês aplicado aos serviços turísticos (três turmas); e Garçom (duas turmas).
Também presenciaram o evento, autoridades estaduais, secretários municipais, alunos inscritos nas turmas já abertas na cidade, empresários, entidades representivas da sociedade e membros da cominidade.
Cidades
Das 16 cidades atendidas pelo programa no RS, nove já deram início as aulas. São elas: Porto Alegre; Santana do Livramento; Bento Gonçalves; Caxias do Sul; Gramado; Canela; São Borja e Canoas. Já os municípios de Nova Petrópolis, São Miguel das Missões, Cambará do Sul, Novo Hamburgo Jaguarão, Uruguaiana, Chuí e Garibaldi encontram-se em fase de organização.
Texto: Priscila Rodrigues
Foto: Ireno Jardim
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305