Autoridades atualizam dados sobre surto de toxoplasmose em Santa Maria

Prefeitura e Estado seguem mobilizados para enfrentar surto da doença
Prefeitura e Estado seguem mobilizados para enfrentar surto da doença - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

As autoridades de Saúde do Rio Grande do Sul seguem mobilizadas para combater o surto de toxoplasmose registrado em Santa Maria. Conforme o balanço quinzenal da Prefeitura e do governo do Estado, fechado na sexta-feira (24), a cidade contabiliza 1.850 casos notificados da doença, destes, 1.660 são considerados suspeitos e outros 130 ainda necessitam de classificação.

Os dados apontam que, dos casos considerados suspeitos, 703 foram confirmados por contraprova em laboratório, 590 foram descartados e 367 seguem sob investigação. Na comparação com o último boletim, de 10 de agosto, são 56 novos casos confirmados.

Mesmo com a queda no surto, a Prefeitura orienta que a comunidade prossiga as medidas de prevenção, como consumir apenas água mineral ou fervida, higienizar adequadamente os alimentos e manter a regularidade na limpeza das caixas d'água das residências.

Texto: Ascom SES, com informações da Prefeitura de Santa Maria
Edição: Gonçalo Valduga/Secom