Avaliação educacional é debatida em reunião do Conselho de Planejamento da Suepro
Publicação:
O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (Saers) foi tema do painel apresentado pela secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, durante reunião do Conselho de Planejamento da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). No encontro, nesta terça-feira (17), no auditório Paulo Freire do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), também foram apresentados o balanço de atividades da Suepro durante o primeiro semestre de 2008 e as propostas de trabalho para o restante do ano.
Mariza Abreu expôs um histórico das avaliações feitas nas escolas estaduais. Foram citadas desde as inspeções organizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e testes aplicados pela própria Seduc nos anos 60 até avaliações atuais, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado pelo MEC, e o Saers, realizado em toda a rede estadual de ensino do RS.
Avaliações como o Saeb ou o Saers não são feitas com o intuito de aprovar ou criar colocações para os alunos, mas para verificar o andamento do sistema de educação e, a partir dos resultados, se organizar ações de melhoria da qualidade de ensino, declarou a secretária.
O superintendente da Suepro, Lúcio Olímpio Vieira, deu continuidade à reunião, apresentando as propostas para o segundo semestre de 2008, como o planejamento do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar da Educação Profissional (Saers/EP), considerado inédito no país nesta modalidade de ensino, a implantação do Programa Brasil Profissionalizado do MEC, a capacitação de professores, a 5ª Mostra da Educação Profissional (MEP) e a Feira Estadual de Ciências e Tecnologias (Fecitep).
Também foram citadas as ações ocorridas no primeiro semestre deste ano letivo relativas à Educação Profissional, como o seminário em comemoração aos dez anos da Suepro e a criação do projeto Centro de Referência na Educação Profissional do Programa Estruturante Boa Escola para Todos. Além disso, a Superintendência iniciou um estudo para criação de um banco de dados estadual sobre Educação Profissional e realizou investimentos nas escolas técnicas da rede estadual de ensino.
O Conselho de Planejamento da Suepro é composto por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil. O grupo reúne-se a cada seis meses, com o objetivo de analisar as ações realizadas e políticas estaduais relativas à Educação Profissional. A próxima reunião está programada para dezembro.