Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Avança Mulher Empreendedora promove mutirão para auxiliar empreendedores formais e informais

A ação será realizada na Arena do Grêmio e terá como foco a população afetada pela enchente ou em situação de vulnerabilidade

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Desenvolvimento Econômico ao centro, logo abaixo de um ícone formado por cinco retângulos empilhados (representando papéis ou pastas) com uma seta apontando para cima na parte superior dos retângulos e um círculo com um cifrão dentro do lado direito dos retângulos. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), a Central da Cidadania, programa da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), e demais parceiros do projeto Avança Mulher Empreendedora promovem nos dias 23 e 24 de novembro o Mutirão de Auxílio para Empreendedores Formais e Informais. A ação, focada especialmente na população desabrigada ou em situação de vulnerabilidade, será realizada no estacionamento coberto da Arena do Grêmio, das 10 às 17 horas. A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas participem.

O titular da Sedec, Ernani Polo, destaca a importância do projeto, ressaltando que muitas vezes as mulheres que comandam pequenos negócios não se consideram empreendedoras. “O Avança Mulher Empreendedora, além de auxiliar nas questões burocráticas que envolvem a organização de um negócio, estimula as mulheres a olharem para si mesmas como líderes, como verdadeiras empreendedoras que, com seu trabalho, movimentam toda uma cadeia econômica e social a partir de sua relação com clientes, fornecedores e com local onde vivem. Este mutirão vai ser a oportunidade de fortalecer ainda mais o empreendedorismo feminino, que hoje já representa uma grande força em nossa economia”, afirma.

A presidente da JucisRS, Lauren Momback, reforça que o Mutirão Avança Mulher Empreendedora busca promover a autonomia econômica dos empreendedores formais e informais. “Buscamos criar um ambiente mais inclusivo e justo para que possam transformar seus sonhos em negócios de sucesso. Por isso, convidamos todos os interessados a se juntarem a nós neste evento em que serão disponibilizados diversos serviços aos empreendedores atingidos pelas enchentes de maio. Será uma oportunidade de aprender, compartilhar experiências e acessar recursos essenciais para o crescimento dos negócios", disse.

O trabalho feito pelo Avança Mulher Empreendedora é destacado pela titular da Seidape, Lisiane Lemos, que também chama a atenção para a parceria com entes públicos e privados. “É incrível ver o que foi construído desde o lançamento do decreto no South Summit até agora. É a primeira vez que ampliamos o nosso impacto para além das pessoas que são o público-alvo dos programas, incluindo o ecossistema e todas as atividades envolvidas no empreendedorismo. São muitas entidades parceiras focadas no desenvolvimento e na reconstrução do Rio Grande. Estou muito orgulhosa do que a Seidape e a JucisRS construíram juntas”, ressalta.

Mais de 20 Instituições estarão presentes no mutirão. Entre elas estão a Receita Federal, o Registro de Cartório Civil, o Banrisul, a Caixa Econômica Federal, a Defensoria Pública, o Tribunal Regional Eleitoral, a Superintendência do Trabalho e Emprego, o Instituto-geral de Perícias e o Procon.

Avança Mulher Empreendedora

O projeto é fruto de uma parceria entre entidades públicas e privadas que tem como objetivo estimular o empreendedorismo feminino no RS, em especial de negócios liderados por mulheres em situação de vulnerabilidade social ou que residam em municípios atingidos pela enchente de maio. O programa visa capacitar mulheres, por meio de palestras, cursos de qualificação e incentivo ao empreendedorismo para o desenvolvimento de pequenos negócios.

Texto: Ascom Sedec e JucisRS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul