Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Avançar para transformar

Publicação:

Por Eduardo Leite

Ao entrar em sua fase decisiva, o nosso governo colhe os resultados que semeou em cada um dos seus 890 dias até aqui. Fizemos reformas estruturais, reorganizamos a máquina pública, conduzimos um amplo plano de concessões e privatizações que, agora, começam a abrir perspectivas promissoras. Chegamos ao ponto de poder escrever uma história diferente, em que o Rio Grande do Sul possa ser reconhecido pelas soluções que encaminha, não pelos seus problemas financeiros históricos.

Ontem apresentamos à sociedade gaúcha o Avançar: Ações e Investimentos do Governo Gaúcho, um amplo programa transversal a partir do qual iremos desbravar novos horizontes em todas as nossas áreas de atuação. Com o Avançar, queremos acelerar e produzir muito mais do que realizações administrativas: queremos proporcionar um legado objetivo, para que os nossos sucessores tenham melhores condições de gestão e consigam aprofundar ainda mais a transformação.

O Avançar está dividido em três eixos, que projetam estrategicamente um novo ambiente, com mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população. São eles Avançar no Crescimento, Avançar para as Pessoas e Avançar com Sustentabilidade. Em síntese, o programa reúne e expressa a essência do que praticamos: a consciência de que é possível nos recolocar no caminho do crescimento, com sustentabilidade e inovação, a partir de melhores serviços públicos a quem vive aqui.

Também anunciamos os dois primeiros projetos, no eixo Avançar no Crescimento, que tratam de um tema crucial: mobilidade e logística. Lançamos o Plano de Obras, que até 2022 irá investir R$ 1,3 bilhão em recursos próprios em estradas em todo o Estado. Junto, divulgamos as próximas etapas do projeto Concessão de Rodovias, pelo qual a iniciativa privada investirá R$ 3,9 bilhões nos próximos cinco anos. Com ambos, recuperamos o tempo perdido em relação a entes federativos que já implantaram a lógica de combinar investimentos privados e públicos, com entregas de maior qualidade.

Fizemos sacrifícios, sofremos cobranças políticas, enfrentamos adversidades, mas persistimos, com ponderação, diálogo e rigor técnico. O que estamos apresentando à sociedade é a colheita de uma história em que o foco se mistura à perseverança com o melhor dos propósitos: fazer avançar a transformação do nosso Estado.

Governador do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul