Badesul concede R$ 400 mil em financiamentos para recuperação de bancas do Mercado Público de Porto Alegre

Recursos com garantia da RSGaranti foram destinados à Banca 40 e ao Mercado Temaki

A imagem mostra seis homens em um ambiente de escritório, todos segurando juntos um documento. A decoração do ambiente inclui janelas com persianas, móveis de madeira e um projetor ao fundo. O documento que estão segurando tem o logotipo do Badesul.
Contratos de crédito foram oficializados nesta quinta-feira (11) - Foto: Eliezer Falcão/Ascom Sedec

O Badesul Desenvolvimento concedeu R$ 400 mil em financiamentos para as empresas Banca 40 e Mercado Temaki, localizadas no Mercado Público de Porto Alegre. Os contratos de crédito foram oficializados nesta quinta-feira (11/7), às 12h, na sede da agência de fomento, na capital.

Afetadas pela enchente que atingiu o Centro Histórico de Porto Alegre em maio, as bancas contaram com um crédito de R$ 200 mil cada uma, proveniente da linha Fungetur Emergencial, com garantia da RSGaranti. Os recursos estão disponíveis para empresas de turismo de todos os portes, situadas em cidades em estado de calamidade pública decretado pelo governo do Estado.

“Por meio do Badesul, e com o aval da RSGaranti, conseguimos dispor de crédito com as melhores condições possíveis e de forma ágil a essas empresas, que representam um grande número de empreendedores. Neste momento desafiador, temos a convicção na recuperação do setor econômico do Estado”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

“O empenho da equipe do Badesul foi no sentido de colocar a linha Fungetur Emergencial rapidamente à disposição dos clientes, de modo a contribuir com o fortalecimento e a recuperação do Rio Grande do Sul”, destacou o presidente do Badesul, Claudio Gastal.

“Juntamente da agência de fomento, estamos cumprindo nosso propósito de fazer a diferença e viabilizar o acesso aos recursos com celeridade”, disse o diretor executivo da RSGaranti, Marcelo de Lima.

Menos de um mês após reunião realizada no Badesul com os empresários e representantes da Associação Comercial dos Permissionários do Mercado Público (Ascomepc), os recursos foram liberados para as bancas. “Enquanto gestores do Mercado Público, buscamos auxílio para a retomada desse símbolo da cidade. E pouco tempo depois já estamos celebrando a concessão dos créditos”, comemorou o diretor-geral de Gestão do Patrimônio da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio de Porto Alegre (SMAP), Tomás Holmer.

As duas bancas possuem mais de 30 colaboradores. Atingidas pelo incêndio do Mercado Público, pela pandemia e, por último, pelas enchentes, ambas necessitavam de aporte financeiro. “Perdemos 100% do nosso negócio. Esse valor, que já foi disponibilizado e está sendo celebrado hoje, propiciou reabrir as bancas”, disse o sócio do Mercado Temaki, Paulo Henrique Göttert, ressaltando a agilidade no processo de financiamento. “A ideia é manter os empregos e ganhar fôlego até o final do ano.”

O evento contou ainda com a presença do secretário de Turismo em  exercício, Luiz Fernando Rodrigues Junior.

Texto: Ascom Badesul