Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Badesul firma parceria com a Cresol Central Brasil na Expodireto 2025

Agência de fomento aumentará acesso ao crédito para micros e pequenos empreendedores

Publicação:

Badesul firma parceria com a Cresol na Expodireto
"A parceria dará maior capilaridade para esses aportes, aproximando mais as linhas e programas de quem precisa", declarou Polo - Foto: Alexandre Farina/Ascom Sedec

O Badesul, agência de fomento do Rio Grande do Sul vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), ampliará a oferta de crédito para micro e pequenos empresários do Estado por meio de uma parceria técnica com a cooperativa de crédito Cresol Central Brasil. O protocolo de intenções que estabelece as bases do acordo entre as instituições foi assinado nesta terça-feira (11/3), na Casa do Badesul, durante a 25ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo, também reforçou o papel estratégico do Badesul na recuperação econômica. “O Estado, após passar por momentos difíceis – como pandemia, enchente e estiagem –, retoma sua capacidade de investimentos e isso gera novas oportunidades para o Badesul colocar recursos em diversos setores da economia gaúcha. Tão importante quanto ter uma política pública, é fazer que ela chegue na ponta, que é o que o Badesul tem feito. A parceria com a Cresol dará maior e melhor capilaridade para esses aportes, aproximando mais as linhas e programas de quem precisa” declarou.

“Mais do que expandir a capilaridade da agência de fomento no Estado, essa parceria fortalecerá o crescimento dos empreendedores gaúchos. Inicialmente serão disponibilizadas linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), do Ministério do Turismo, voltadas para setores como restaurantes, bares, pousadas e hotéis”, destacou o vice-presidente do Badesul, Flavio Lammel.

O dirigente ressaltou, ainda, o compromisso do Badesul com as estratégias do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS. “Ao todo, somamos R$ 290 milhões em crédito, incluindo R$ 100 milhões recebidos do governo do Estado e recursos provenientes de funding internacional, para apoiar empresas localizadas em municípios atingidos pelas enchentes”, complementou.

Segundo o presidente da Cresol Central Brasil, Braulio Zatti, a parceria representa um avanço significativo para ambas as instituições. “Estamos unindo esforços para atender melhor quem precisa e gerar impacto positivo na qualidade de vida dessas pessoas”, ressaltou Zatti.

A formalização da parceria técnica está prevista para maio, em cerimônia no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite. Na sequência, os financiamentos estarão disponíveis nas sete unidades da Cresol Central Brasil no Rio Grande do Sul.


Texto: Ascom Sedec e Badesul
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul