Bagé e Lavras do Sul também têm situação de emergência homologada pelo Estado

23.01.2019 Gov Eduardo Leite assinatura de decreto  - Foto Gustavo Mansur
O governador Eduardo Leite assinou os pedidos de Bagé e Lavras do Sul nesta quarta-feira - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Mais dois municípios afetados pelos recentes temporais tiveram decretos de situação de emergência homologados pelo Estado nesta quarta-feira (23). O governador Eduardo Leite assinou os pedidos de Bagé e Lavras do Sul. Com isso, chega a nove o número de cidades com decretos homologados devido às chuvas intensas das últimas semanas. No total, 18 municípios decretaram situação de emergência. “Estamos acelerando ao máximo a resposta do Estado e temos conseguido homologar os decretos em tempo recorde", destacou o governador.

Uma comitiva do Estado participou de uma reunião, em Brasília, a fim de articular com o governo federal para que reconheçam a emergência e liberem recursos para recuperar espaços públicos e estradas danificados pelos temporais.

A partir da homologação por parte do Estado, a Defesa Civil Nacional precisa reconhecer os decretos para que a verba da União seja liberada às prefeituras e que os moradores atingidos possam solicitar o saque do FGTS.

O chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, afirmou que uma nova rodada de reuniões com os prefeitos será feita para determinar quais as necessidades reais de cada cidade.

Texto: Suzy Scarton e Vanessa Kannenberg
Edição: André Malinoski/Secom