Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Baixo nível do Rio Taquari pode ser a causa do aparecimento de espuma branca

Publicação:

diego Hoffmeister espuma branca Rio Taquari Sema
Espuma branca no leito do rio foi avistada em pelo menos sete municípios da região - Foto: Diego Hoffmeister / Sema

A espuma branca que se espalhou pelo Rio Taquari nos últimos dias e que é avistada em pelo menos sete municípios da região pode ser resultado do baixo nível do rio. Essa é uma das hipóteses de análise preliminar realizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) após vistorias e coleta de amostras no rio. O resultado da análise deve ser divulgado até o final desta semana.

Na sexta-feira (17/1), uma equipe fez um sobrevoo com um helicóptero do Comando Aéreo da Brigada Militar pela parte média do Rio Taquari e seguiu seu curso por cerca de 80 quilômetros em busca da origem da espuma. Em todo o trajeto, desde Roca Sales e Encantado, no Vale do Taquari, até a divisa entre Bento Gonçalves e Cotiporã, na Serra, foram encontradas manchas, porém sem registro de mortandade de peixes.

A análise preliminar da Fepam não aponta para substância tóxica ou lançamento clandestino. Uma das hipóteses para o surgimento da espuma é o baixo nível do rio devido à estiagem. “A falta de chuvas faz com que os rios operem em capacidade reduzida, acumulando substâncias”, explica o biólogo e analista ambiental da Fepam, Diego Hoffmeister.

A suspeita é de que a espuma tenha aparecido no rio entre os dias 11 e 12 de janeiro. Os técnicos aguardam o resultado da análise das amostras para definir as próximas ações.

Texto: Bárbara Corrêa e Vanessa Trindade / Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul