Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Com estoques insuficientes, bancos de leite materno precisam de doações

Publicação:

BM doação leite cartaz
Iniciativa busca incentivar policiais militares que estão amamentando a fazerem a doação - Foto: Reprodução

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação. O leite materno doado aumenta as chances das crianças prematuras se recuperarem mais rapidamente, além de protegê-las de infecções, diarreias e alergias. Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

Como os estoques não são suficientes para atender a demanda, é necessário incentivar e estimular as doações. Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Alfredo Guilherme Englert ressalta a importância da doação, já que a necessidade de litros por dia aumentou. "Assim como uma mãe pode doar, ao mesmo tempo existe outra mãe que está necessitando da doação", afirma.

Em razão disso, na quinta-feira (16/3), a Brigada Militar deflagrou a terceira ação da Campanha Solidária apoiando a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno, do Ministério da Saúde, que busca sensibilizar as mães que estão amamentando, os profissionais de saúde e a sociedade sobre a importância dessa doação para as crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em unidades neonatais e não podem ser alimentadas diretamente nos seios de suas mães.

BM doação leite 2
Na capital, lançamento da campanha foi realizado na Santa Casa - Foto: Robson Alves / BM

A iniciativa da BM busca incentivar as policiais militares da instituição que estão amamentando a fazerem a doação, além de disseminar informações sobre a importância da doação de leite a outras mães. O lançamento ocorreu no auditório Centro Histórico Cultural da Santa Casa, em Porto Alegre, e contou com a presença do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio Ikeda, de profissionais da saúde que atuam no Banco de Leite do Hospital da Santa Casa, além de policiais militares doadoras e profissionais dos bancos de leite parceiros da campanha.

Nutricionista da Santa Casa há 19 anos e supervisora do Banco de Leite Humano, Claudia Helena Abreu Nunes reforçou a importância do ato de doar. “A Brigada Militar está incentivando e estimulando a doação através do seu efetivo e divulgando para a comunidade, o que traz um grande benefício para os nossos bebês, que se beneficiam imensamente com o leite materno, o leite ideal e apropriado para o seu desenvolvimento saudável”, afirma. 

Doação

A produção do leite depende do esvaziamento da mama, por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite produz. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

Confira aqui a lista de Bancos de Leite em todo o RS onde você poderá se informar a respeito da doação de leite humano.

Clique aqui e saiba a correta higienização antes da coleta e ainda como retirar e conservar o leite, além de outras dicas. 

00:00:00/00:00:00

Brigada Militar promove ação para estimular doação de leite materno

Brigada Militar promove ação para estimular doação de leite materno Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Ascom BM
Edição: Patrícia Specht/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul