Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Banda do Julinho mobiliza comunidade escolar e revive tradição na Capital

Publicação:

No início da década de 60, o Colégio Estadual Júlio de Castilhos, da Capital, conhecido como Julinho, criou a Banda Marcial Juliana, por iniciativa do professor de Educação Física conhecido como O Bruxo, Rubens Souza Lima. Um ano depois, mantida com recursos do Grêmio Estudantil e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tornou-se uma das maiores bandas de escolas do Rio Grande do Sul. A banda seguiu tocando seus acordes por mais dez anos. Em 1972, foi desativada, depois de conquistar por várias edições o título de campeã estadual entre as bandas.

Na década de 70 a maioria das bandas escolares foi fechada. Acabaram também os desfiles cívicos da Semana da Pátria, ocasião em que os integrantes de bandas escolares eram vistos e ouvidos pelas ruas da Capital e do interior do Estado. Passaram-se os anos e, em 2006, por iniciativa de ex-alunos e com apoio do então diretor do Julinho, professor João Alberto Figueiró, e da Fundação de Apoio ao Colégio, a banda marcial Juliana foi reativada. Entre os idealizadores da volta está um ex-mascote da banda, que chegou a tocar tarol na década de 60, Renato Rizzon.

Congregando ex-alunos, alunos e músicos da comunidade escolar, a Juliana tem mais de 50 integrantes e é a única banda marcial de escola estadual, sendo considerada uma banda-referência no Estado. A intenção, conta Renato, é fazer da Banda Marcial Juliana uma banda estadual, como a mantida pela Brigada Militar. Mas não apenas isso. A banda integra um projeto mais ousado: a criação do Instituto Musical Júlio de Castilhos, visando à formação de músicos. Apoiada pela Fundação de Apoio à Escola e pela direção, entusiasta do projeto, a banda mantém ensaios semanais e tem participado de eventos regionais e nacionais.

Em 2007, com outras quatro bandas escolares, participou de um Concerto na Reitoria da UFRGS. O projeto, denominado Bandas Marciais em Concerto 2 será reativado este ano, com uma apresentação na UFRGS em 14 de junho próximo. Outra apresentação dos músicos já confirmada é na Feira do Livro de Porto Alegre, em 5 de novembro. Eventos em Santa Catarina e no interior do Rio Grande do Sul, previstos para o mês de julho, ainda serão confirmados.

Há quatro anos sendo mantida com recursos dos idealizadores da reativação, a banda vai recuperando o prestígio. Em 2009, foi campeã estadual, em concurso realizado pela Associação Gaúcha de Bandas. No ano passado, 2010, conquistou o bicampeonato e foi campeã sulbrasileira. Estamos chegando ao ponto de equilíbrio, destaca o ex-mascote Renato.

Para conhecer mais a Banda Marcial Juliana, visite o site www.bandamarcialjuliana.com.br.  

Texto: Patrícia Coelho
Foto: Divulgação
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul