Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Banheiros do Caff são sinalizados com mensagens que despertam reflexões sobre diversidade

Publicação:

Banheiros sem preconceito   foto Vagner Benites 2
Além dos banheiros masculino e feminino, a Sedac passa a contar com um unissex - Foto: Vagner Benites/Ascom Seplag

Identidade de gênero, liberdade e direitos humanos estão em pauta no Estado para celebrar o Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. Diversas secretarias se reuniram para promover atividades que seguem até a próxima sexta-feira (31/1) abordando o universo trans.

Nesta segunda-feira (27/1), foi implantada na Secretaria da Cultura (Sedac), localizada no 10º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), a primeira etapa do projeto “Banheiros sem preconceito: respeitando a diversidade”, uma iniciativa da Sedac, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

Banheiros sem preconceito   foto Vagner Benites 1
Adesivos afixados em portas, paredes e espelhos contêm informações e mensagens que despertam reflexões sobre a diversidade - Foto: Vagner Benites/Ascom Seplag

O projeto consiste na sinalização dos banheiros, com adesivos afixados em portas, paredes e espelhos contendo informações e mensagens que despertam reflexões sobre a diversidade. Além dos banheiros masculino e feminino, a Sedac passa a contar com um unissex. Foram adesivados também os banheiros do andar térreo do Caff, da Seplag (2º e 19º andares) e da SJCDH (11º andar).

A assessora de Diversidade da Sedac, Gabriella Meindrad, lembra que a sociedade está em constante mudança e que a adaptação destes espaços deve ocorrer de forma segura e confortável para todos. “É necessário cumprir o princípio constitucional da igualdade, promovendo o bem, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Pretendemos mostrar que não temos diferenças, que somos todos iguais”, afirmou.

Na visão da secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, o poder público tem o dever de oferecer o atendimento adequado a todas as pessoas, conforme estabelece a Constituição. “Esta melhoria, além de estar alinhada com a modernização do Caff, representa mais do que o cumprimento de uma lei. Ela também coloca o Estado como protagonista no debate sobre diversidade e como agente de mudanças", destacou.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, corrobora com o pensamento e endossa a perspectiva: “É uma iniciativa pensada para proteger o direito de ir e vir das pessoas, garantindo o acesso a estes espaços de uso comum e reafirmando o compromisso da secretaria na construção de uma cultura de paz e respeito às diferenças e no combate ao preconceito e à discriminação”.

00:00:00/00:00:00

Banheiros do CAFF são sinalizados com reflexões sobre diversidade

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Vitor Necchi/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul