Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Banrisul está em toda a cadeia dos meios de pagamento eletrônico, afirma diretor no 7º Fórum Internacional de TI do banco

Publicação:

Bolivar Moura Neto, da Banrisul Cartões, salientou que as estratégias de crescimento abrangem o aumento de clientes, investimento em tecnologia e mais vantagens aos usuários
Bolivar Moura Neto, da Banrisul Cartões, salientou que as estratégias de crescimento abrangem o aumento de clientes, - Foto: Nabor Goulart

No segundo e último dia (8) do 7º Fórum Internacional de TI Banrisul, que ocorreu no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, o diretor-presidente da Banrisul Cartões, Bolivar Moura Neto, afirmou que o Banrisul está, hoje, em toda a cadeia dos meios de pagamento eletrônico. O banco atua como emissor de cartões de crédito, possui bandeira própria – o Banricompras -, faz o credenciamento dos estabelecimentos comerciais e realiza as transações dos cartões pela máquina da Vero.

O dirigente destacou que, atualmente, a Vero é multibandeira - aceita os cartões das bandeiras Visa, MasterCard, Banricompras e VerdeCard - com mais de 140 mil pontos, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ele disse, ainda, que existe uma série de oportunidades e nichos de mercado. "O pré-pago, por exemplo, será uma solução vencedora no Brasil. O grande desafio é a recarga e o custo da operação. Outro produto é o cartão-salário em voucher, que está crescendo. É um substituto do dinheiro, por questão de segurança e logística."

Moura Neto salientou que as estratégias de crescimento da Banrisul Cartões abrangem o aumento da base de clientes, investimento em tecnologia, relacionamento com clientes e mais vantagens aos usuários. "A perspectiva é de continuar crescendo e ganhando market share, sempre usando a capilaridade da rede de agências do Banrisul".

O executivo foi um dos palestrantes no painel "Novas fronteiras dos meios de pagamento", que também contou com a participação do diretor Operacional e de Atendimento do Banrisul, Ivandre Medeiros, moderador do debate.

Inovação
No painel internacional "Bitcoin como meio de pagamento", a norte-americana Elizabeth Ploshay falou sobre as vantagens do bitcoin como um meio de pagamento eletrônico inovador. "A beleza do bitcoin está na inclusão de pessoas que não podem ter uma conta bancária e acabam sendo excluídas do sistema financeiro. Tudo que eles precisam é de acesso à internet."

A palestrante enfatizou que, por meio do bitcoin, é possível pegar um cheque nos Estados Unidos, transformar em bitcoin e enviar para o Quênia, por exemplo, pagando uma taxa de 3% (ao invés dos 12% cobrados por empresas de transferência financeiras locais) e depois transformar esses bitcoins em moeda local. "O dinheiro digital é uma forma de fazer transações internacionais, beneficiando todas as pessoas." Ela é membro do conselho da Bitcoin Foundation e gerente de comunicação da revista Bitcoin Magazine, um dos periódicos mais importantes no mundo sobre o tema.

Sociedade digital
"Será possível ter todos os itens que encontramos em nossa carteira nos smartphones", declarou o gerente comercial para o segmento de Soluções Financeiras Móveis da empresa Gemalto, Jair Constantino, no painel "O mercado frente aos desafios da sociedade digital". Ele relatou o aumento de 333% no número de transações bancárias realizadas pelo canal M-Banking.

Ao comentar o potencial das novas tecnologias aplicadas ao mercado empresarial, o diretor da Business Unit Banking & Finance, José Ricardo Munhoz, salientou que "a internet criou mais valor em 15 anos do que a revolução industrial em 50 anos".

Já o gerente executivo de Produto e Automações da empresa OKI Brasil, João Chagas, apontou para o potencial do mercado de reciclagem monetária por meio dos ATM’s (caixas automáticos), que fazem operações de saque, pagamento de contas e depósito em dinheiro, acarretando no aumento da eficiência operacional e financeira para as instituições bancárias que disponibilizam esses equipamentos aos seus clientes.

Texto: Assessoria Banrisul
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul