Banrisul protocola IPO da Banrisul Cartões na Bolsa e na CVM
Publicação:

Em continuidade ao processo de abertura de capital da sua empresa de adquirência (a Banrisul Cartões), o Banrisul comunicou aos seus acionistas e ao mercado, por meio de fato relevante publicado nesta data (25), que protocolou na Comissão de Valores Mobiliários(CVM), pedido de registro de oferta pública inicial de distribuição de ações preferenciais de emissão do Banrisul Cartões S.A. e de emissor de valores mobiliários categoria “A” (Companhia Aberta), com listagem dessas ações no segmento diferenciado de governança corporativa “Nível 1” da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.
A oferta compreenderá a emissão de novas ações preferenciais pela Banrisul Cartões, em aumento de capital (Oferta Primária), venda de ações preferenciais, também de emissão do Banrisul Cartões, pelo Estado do Rio Grande do Sul (Acionista Vendedor e Oferta Secundária).
As ações preferenciais que serão vendidas pelo Estado decorrem de pagamento feito pelo Banrisul a seus acionistas em razão de redução de capital aprovada em 10 de abril passado. A oferta será realizada no Brasil, em mercado de balcão não organizado, em conformidade com a Instrução CVM nº 400, de 29 de dezembro de 2003, conforme alterada (Instrução CVM 400), com o Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para as Ofertas Públicas de Distribuição e Aquisição de Valores Mobiliários, atualmente vigente (Código ANBIMA), e demais normativos aplicáveis, sob a coordenação de instituições financeiras integrantes do sistema brasileiro de distribuição de títulos e valores mobiliários.
O governo do Estado, na condição de acionista majoritário do Banrisul, destaca que esta venda de ações não altera em absolutamente nada a posição do Estado no capital do Banrisul e tampouco retira do Banrisul o controle integral detido sobre a Banrisul Cartões. Isto porque o Banrisul permanecerá titular da totalidade das ações ordinárias com direito a voto da Banrisul Cartões (100% das ações ordinárias).
Texto: Ascom Banrisul