Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Barômetro Fiscal irá auxiliar na compreensão da conjuntura econômica

Ferramenta de análise desenvolvida pela Secretaria da Fazenda será lançada dia 25 de novembro

Publicação:

card barometro fiscal
-

A Secretaria da Fazenda lança uma ferramenta para análise de cenários, compreensão da conjuntura econômica e auxílio na tomada de decisões. É o Barômetro Fiscal, desenvolvido pela Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais (DEQG), do Tesouro do Estado.

O evento de lançamento acontece durante o Bate-papo de Finanças Especial Online, com o tema “A Conjuntura econômica no ano da pandemia e as expectativas para 2021”, dia 25 de novembro, às 15h. A atividade conta com a participação de profissionais e acadêmicos de diferentes universidades e o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e do Conselho Regional de Economia (Corecon-RS).

O Barômetro é uma ferramenta que ajuda a compreender a conjuntura econômica no que for relevante para as finanças estaduais, instrumentalizando os gestores da Secretaria da Fazenda para o planejamento e a tomada de decisão. São dados da conjuntura que alimentam os cenários fiscais e permitem análises mais seguras.

De acordo com o economista Fernando Lara, da seção de Estudos Econômicos e Fiscais da DEQG, coordenador do projeto, trata-se de um painel de indicadores que busca sintetizar as condições conjunturais e dar suporte para a elaboração de cenários e projeções fiscais. “Utilizamos tanto informações da própria Secretaria da Fazenda como de fontes públicas”, informa.

O chefe da seção de Estudos Econômicos e Fiscais, Jacó Braatz , complementa enfatizando que a ferramenta visa instrumentalizar uma análise complexa da conjuntura, auxiliando analistas a elaborarem diferentes cenários. “Com isso, buscamos dar ao gestor uma perspectiva em tempo real sobre as principais variáveis que possam impactar a arrecadação do Estado e consequentemente os cenários fiscais", afirma.

Para o subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene, o Barômetro Fiscal permitirá um acompanhamento mais estruturado dos principais indicadores econômicos conjunturais, não apenas ao Tesouro, mas para todo o Estado. "É uma ferramenta que consta na carteira de projetos e que passou por um desenvolvimento minucioso com o apoio de uma equipe muito qualificada. É um importante avanço para ajudar no desenvolvimento de projeções e apoiar a elaboração de políticas públicas”, acrescenta.

O bate-papo contará com a abertura do subsecretário Bruno Jatene, mediação de Jacó Braatz e as participações de Fernando Lara, do DEQG do Tesouro do Estado e coordenador Barômetro Fiscal; Alessandro Mielbach, Iepe-Ufrgs; Bruno Breyer Caldas, conselheiro do Corecon-RS; Julia Braga, UFF/RJ; e Marcelo de Oliveira Passos, UFPel.

A transmissão ao vivo pode ser acompanhada em https://www.facebook.com/sefazrs; https://www.facebook.com/coreconrs ou 
https://www.facebook.com/fceufrgs

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul