Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Beatriz Araujo participa de Fórum Nacional de Cultura

Publicação:

Forum secretarios cultura
Secretária Beatriz fala sobre políticas culturais em evento que debate fomento e incentivo para o setor - Foto: Paula Carvalho / Assessoria BSB

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participa da 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Dirigentes Estaduais de Cultura, que segue até esta sexta-feira (24/5) em Brasília, no Museu Nacional. O evento é presidido pelo secretário de Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba. Na pauta, estão as políticas públicas de cultura e as leis de apoio e fomento ao setor. A primeira edição do evento ocorreu em 1983. O objetivo é possibilitar a participação e atuação dos estados na formulação de políticas culturais, respeitando o contexto da diversidade cultural brasileira.

Nesta quinta-feira, o debate que abriu o encontro foi acerca do cenário nacional de políticas culturais e o papel do fórum. À tarde, o secretário Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, trata das políticas culturais e o financiamento, apoio e fomento ao setor, com enfoque na Lei Rouanet, no Fundo Nacional de Cultura (FNC) e na pauta federativa, acompanhado do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), José Paulo Martins. Em seguida, ocorrem eleições para compor a nova diretoria do fórum. Na sexta-feira, os temas em foco são arranjos regionais e linhas de financiamento e fomento da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Está previsto, ainda, a abertura da Carta de Brasília do Fórum.

Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Vitor Necchi / Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul