Berenice Azambuja e Gaúcho da Fronteira são as atrações do Galpão Nativo
Publicação:
O Galpão Nativo desta semana traz a apresentação de dois representantes da música tradicional do RS: Gaúcho da Fronteira e Berenice Azambuja. O programa vai ao ar neste domingo (7), às 8h, na TVE.
Natural do interior do Uruguai, Gaúcho da Fronteira começou a carreira em Santana do Livramento, onde cresceu. Lá, começou a tocar violão, acordeão e bandoneón. Depois de fazer parte do grupo Os Vaqueanos, em 1975, gravou o primeiro álbum solo. De lá para cá, foram muitos sucessos e músicas que estão marcadas no imaginário popular.
Filha de artistas, a mãe trabalhava no circo e o pai era seresteiro, Berenice Azambuja nasceu em Porto Alegre e é uma das poucas mulheres que canta e compõe no RS. Ainda criança, começou a tocar o acordeom. Na adolescência, tocou no Clube do Guri, já como profissional, e chegou a acompanhar Elis Regina. Seu maior sucesso, é a parceria com Gildo Campos: “É disso que o velho gosta”, que foi gravada por artistas como Sérgio Reis e Chitãozinho e Xororó. Já gravou 17 discos, entre CD’s e vinis, e um DVD. O programa também pode ser conferido no sábado (13), às 8h.
Texto: Clarice Passos/ Imprensa
Edição: Léa Aragón/Secom