Beto Grill participa da abertura do Seminário de Ciencia & Tecnologia
Publicação:

O governador em exercício Beto Grill participou, na manhã desta terça-feira (8), da abertura do Seminário de Ciência & Tecnologia - O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), no auditório do Tribunal de Contas do Estado. A promoção é da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Marinha do Brasil, Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, com apoio da Sociedade Amigos da Marinha (Seomar), com o objetivo de estreitar relacionamento entre as instituições que contribuem para o crescimento e desenvolvimento tecnológico do País.
O Prosub é o mais importante projeto em desenvolvimento pela Marinha e resulta de uma parceria estratégica firmada entre Brasil e França, que prevê a transferência de tecnologia e a formação de consórcios entre empresas dos dois países para atender aos objetivos estratégicos comuns. Neste ano, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos e o Programa Nuclear da Marinha foram incluídos no PAC e deverão receber um total de R$ 2,5 bilhões.
Para o governador em exercício, os olhos do mundo neste momento estão voltados para o Brasil e suas grandes potencialidades, como na exploração de petróleo e gás. Segundo Grill, a iniciativa deste seminário reunindo o setor industrial e a Academia tem importância crucial para o País, impulsionando diretamente o progresso em várias áreas do conhecimento. Certamente, uma indústria sólida e coesa é fundamental para ampliar as capacidades logísticas e de mobilização de um Estado, preservando sua soberania. Precisamos ser competentes e o Brasil está preparado para isto, finalizou Grill.
Em agosto passado, Beto Grill esteve no Rio de Janeiro em audiência com o comandante Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto. Na ocasião, o Almirante abriu a possibilidade da Marinha do Brasil construir um estaleiro para fabricação e reparos de navios de guerra em Rio Grande.
O comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Paulo Cezar de Quadros Küster, ressaltou a crescente mobilização das indústrias gaúchas, aumentando sua participação como fornecedora de defesa às Forças Armadas. Esse movimento vai culminar no estreitamento de laços com o setor industrial do Rio Grande do Sul, gerando dividendos a toda a sociedade brasileira e, especialmente, à sociedade riograndense, afirmou.
Participaram do evento o vice-presidente da Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega, o coordenador do Comdefesa da Fiergs, Jorge Py Velloso, o presidente da Seomar, Geraldo Aurélio Rollin Sperb, entre outros.
Texto: Clelia Admar
Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom