Biblioteca Municipal de Barra do Quaraí recebe livros da Secretaria da Cultura
Publicação:
No segundo dia de visita às instituições culturais de municípios na Fronteira Oeste, nessa quinta-feira (22), o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, visitou a cidade de Barra do Quaraí, onde foi recebido pelo prefeito Iad Choli. Assis Brasil entregou um kit de livros para a renovação do acervo da Biblioteca Pública Municipal.
As obras são do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) e as edições do Instituto Estadual do Livro ( IEL) desde 2011. A biblioteca é a alma de uma comunidade, e quanto melhor a biblioteca, melhores serão seus cidadãos, afirmou o secretário. A comunidade retribuiu com a apresentação da Invernada Mirim do Projeto Social da Brigada Militar.
Mensalmente, o SEBP separa kits semelhantes que podem ser retirados pelas bibliotecas públicas municipais na Av.Borges de Medeiros 1501, 19º andar.
Encontro com a comunidade
Município mais distante de Porto Alegre, Barra do Quaraí é um dos extremos do Rio Grande do Sul (o outro é o Chuí), está a 717 km da Capital. Com quatro mil habitantes, a cidade tem fronteira fluvial com a Argentina, pelo rio Uruguai e, com o Uruguai, pelo rio Quaraí, onde há a ponte internacional que liga os dois países e já possibilitou uma forte atividade comercial, mas hoje a economia do município se baseia na agropecuária.
Assis Brasil participou também de uma audiência pública com a comunidade cultural, vereadores e professores de Barra do Quaraí. O encontro teve a participação especial do diretor da Casa de Cultura de Bella Unión (UY), Beto Moraes.
O prefeito Iad Choli apresentou as potencialidades culturais da região e definiu o dia como histórico, pois desde sua emancipação em 1995, é a primeira vez que o município recebe um secretário de estado da cultura. Aqui fazemos uma verdadeira integração internacional e o ponto desta integração é a cultura, disse.
O titular da pasta da Cultura destacou a relevância geopolítica e geocultural da cidade. Barra do Quaraí ocupa um espaço singular na cultura brasileira recebendo e gerando influências. É um exemplo de convivência internacional e do que os brasileiros podem fazer junto com seus vizinhos, completou Assis Brasil.
Projetos de resgate histórico
Entidades públicas e privadas que cuidam da valorização do patrimônio cultural e histórico da cidade entregaram ao secretário um dossiê com o diagnóstico e projeto para a recuperação do prédio da antiga estação férrea, onde o sonho da comunidade é construir um Museu Municipal. A ferrovia foi responsável pelo apogeu econômico de Barra do Quaraí na época do charque.
O município possui amplo acervo, inclusive arqueológico, em residências e empresas privadas. Uma dessas pessoas é o escritor e comerciante João Albino da Rosa, que mostra orgulhoso sua coleção e os livros de onde saem as histórias que ele conta para os estudantes da rede pública de Barra do Quaraí.
O secretário colocou à disposição os técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado ( Iphae) para o diagnóstico arquitetônico do antigo prédio e o Sistema Estadual de Museus para ajudar no projeto do acervo municipal. Assis Brasil chamou a atenção para os editais do Fundo de Apoio à Cultura que serão publicados dia 27 de agosto e aos quais a prefeitura pode habilitar alguns dos projetos.
Integração
O diretor da Casa de Cultura de Bella Unión (UY), Beto Moraes, abordou a necessidade de reafirmar o conceito de fronteira trinacional e de diversidade cultural que une Brasil, Uruguai e Argentina na região. Moraes citou ainda os trabalhos literários produzidos em portunhol para que a língua do povo da fronteira seja tratada como uma forma de linguagem. O secretário Assis Brasil disse que já vem conversando com acadêmicos dos dosi países sobre o assunto e que o portunhol já começa a ser um objeto de cultura e de reflexão acadêmica.
Apresentação cênica em Alegrete
Á tarde o secretário conheceu o Centro Cultural de Alegrete, onde será realizada a apresentação cênica De Seival a Porongos, no dia 08 de setembro, às 14h. Com o prefeito Erasmo Guterres Silva, acertou os últimos detalhes para o evento que é a última etapa do projeto de valorização das capitais Farroupilhas iniciado em 2011 em Piratini.
Texto e foto: Maria Emília Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305