Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Bioma pampa: identidade que nos define

Publicação:

Por Luiz Henrique Viana

Mais do que apenas um espaço geográfico, o bioma pampa é uma marca cultural: tão importante quanto o mate e o churrasco, integra o sagrado espaço simbólico dos gaúchos. Não à toa, o músico e escritor Vitor Ramil se refere, em A estética do frio, à “imagem invernal de um gaúcho solitário tomando seu chimarrão, a olhar a imensidão fria do pampa sob o céu cristalino da manhã”.

Por isso, cuidá-lo é cuidar, ao fim, do mais íntimo de nós: a identidade, aquilo que nos define. Por esse caminho, o do cuidado, trabalha a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Consciente das dificuldades inerentes à preservação de área superior a 68% do espaço geográfico do Estado, promovemos iniciativas de destaque como o manejo sustentável do bioma pampa.

A conservação dos campos nativos, desenvolvida com boas práticas ambientais e com a adoção de novas tecnologias, tem sido certificada pela Sema, por meio de metodologias de monitoramento e verificação da melhoria dos ecossistemas. Com a técnica de ajuste da lotação dos rebanhos à capacidade de suporte das pastagens nativas, mitigamos os efeitos das mudanças do clima pela remoção de carbono e, em contrapartida, favorecemos a produção de alimentos de alta qualidade por uma pecuária diferenciada e contribuímos com a economia do Estado.

Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Escócia, lançamos o Consórcio Brasil Verde, com a participação de mais de 20 Estados. Assumimos o compromisso de trabalhar em projetos e programas que visem neutralizar as nossas emissões até 2050. Em breve, lançaremos um programa que ampliará a cobertura de vegetação nativa.

Provavelmente, o passo mais decisivo na atual gestão tenha sido a modernização do Código Ambiental do Estado (Lei 15.434) como forma de incentivar a criação de um mercado de provisão de bens e produtos ambientais, reconhecendo, pela primeira vez, o pampa como bioma exclusivo do Rio Grande do Sul.

Como dissemos, as dificuldades de cuidar de área tão abrangente não são poucas, mas há muito mais a celebrar do que a lamentar no Dia Nacional do Bioma Pampa, comemorado em 17 de dezembro.
Estamos no caminho certo.

Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura

Portal do Estado do Rio Grande do Sul