Boia com GPS é instalada na hidrovia gaúcha
Publicação:
O Departamento de Estudos e Projetos (DEP) da Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH) instalou a primeira boia com GPS em hidrovias gaúchas. A proposta é garantir a segurança do equipamento que frequentemente é furtado do canal de navegação e principalmente acompanhar, em tempo real, a posição do equipamento no canal de navegação. Com o novo sistema será possível perceber qualquer movimentação do sinal náutico bem como depredação ou em caso de furto, sendo possível rastrear o sua localização.
O diretor de Hidrovias, Pedro Obelar, explicou que apenas uma boia equipada com o GPS foi instalada no Lago Guaíba, em frente ao Porto, para fins de estudo. É um projeto piloto que, se der certo, como imaginamos, vamos ter maior agilidade e economia de recursos para a manutenção dos sinais. O uso dessa tecnologia permitirá saber sua localização exata no canal e suas condições, explicou. Pedro frisou, ainda, que toda e qualquer avaria sofrida será verificada em tempo real.
O superintendente Vanderlan Vasconselos explicou que a fase do uso de boia é experimental, mas já dá uma ideia do que é possível ser feito para qualificar a sinalização das hidrovias. Assim que tivermos o relatório deste estudo pronto, vamos adquirir mais boias equipadas com GPS para instalar em toda hidrovia, especialmente a que liga Porto Alegre Rio Grande, disse.
Texto: Cristiane Franco
Foto: Carlos Oliveira
Edição: Redação secom (51) 3210.4305