Boletim da Defesa Civil sobre a região do Vale do Rio Paranhana após as chuvas de domingo (10)
Publicação:
Chuvas intensas atingiram a encosta da serra no município de Três Coroas no final da manhã deste domingo (10) e início da tarde. Ocasionaram cheias repentinas e fortes enxurradas nos arroios afluentes do rio Paranhana. A elevação e forte correnteza produziram alagamentos em vários pontos da cidade e na sequência no município de Igrejinha.
Regiões mais afetadas: municípios de Três Coroas e Igrejinha.
Danos materiais:enxurrada dos arroios do rio Paranhana produziram alagamentos em inúmeras vias rurais e urbanas, residências foram inundadas. Os danos estão sendo constatados pela Defesa Civil municipal.
SITUAÇÃO: TOTAL INFORMADO ATÉ10/01
Residências destruídas indefinido no momento
Residências danificadas indefinido no momento
DANOS HUMANOS: (situação diária)
SITUAÇÃO 10/01
Municípios atingidos: 2
Pessoas desabrigadas: Aprox. 30
Pessoas desalojadas: Aprox. 150
Total de pessoas afetadas diretamente: 180*
Total de pessoas afetadas: **
Pessoas desaparecidas: 0
Óbitos: 1
* Soma de pessoas Desabrigadas e desalojadas.
** Estimativa com base nas informações das Notificações Preliminares de Desastres NOPRED já recebidas dos municípios. Contabiliza as atingidas direta e indiretamente pelos eventos.
SITUAÇÃO NO MOMENTO (16h):
- Equipes da Defesa Civil, bombeiros da Brigada Militar e voluntários de Três Coroas, Igrejinha e Taquara e voluntários das empresas de Rafting da região, estão empenhadas no resgate e socorro as vítimas que estejam ilhadas ou fragilizadas.
Houve queda de barreira ao longo da ERS 115, no km 27, e em frente à fábrica da Schincariol, no Km 14,5, em Três Coroas e Igrejinha, o Trânsito está sendo controlado pela Polícia Rodoviária Estadual da Brigada Militar.
- As pessoas desabrigadas em Três Coroas e Igrejinha estão sendo socorridas e conduzidas a locais seguros. No momento, segundo a Defesa Civil local, tanto em Três Coroas, quanto em Igrejinha, a situação está ao seu alcance. Os níveis dos arroios e do rio Paranhana estão baixando e já liberaram vários locais. Estradas no interior e em encostas estão bloqueadas, o que dificulta o acesso.
- As áreas centrais foram atingidas, tanto em Três Coroas, quanto em Igrejinha, há lama em várias ruas do centro após a baixa das águas.
- As comunidades mais atingidas em Três Coroas foram o Loteamento Eucalipto e Bairro Sander. Em Igrejinha foram a Vila Nova, parte do Bairro 15 e Morada Verde.
A ponte mais antiga e tradicional no centro de Igrejinha foi interditada, visto a visualização de uma rachadura.
- Houve inundação na fábrica da Schincariol, em Igrejinha (ERS 115, Km 14,5), os danos estão sendo apurados pela gerência da empresa.
SITUAÇÃO DOS ÓBITOS:
IREMAR PAUTES BATISTA, 49 anos, em Três Coroas, morreu afogado ao ser colhido pelas águas no Bairro Sander, quando auxiliava sua mãe a sair da residência em perigo. O seu filho também caiu na água, mas foi socorrido.