Bombeiros recebem nova viatura e equipamentos em Bento Gonçalves

bombeiro28
A entrega oficial do material ocorreu nesta segunda-feira - Foto: Júlia Soares/GVG

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) recebeu da prefeitura de Bento Gonçalves o aporte de R$ 887,9 mil em investimentos. Os recursos foram repassados por meio da aquisição e doação de uma viatura e equipamentos. A entrega oficial ocorreu nesta segunda-feira (28) e contou com a presença do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e do comandante-geral da corporação, coronel César Eduardo Bonfanti.

A ação foi possível graças ao Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). Foram repassados ao 5º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) uma viatura SUV, que será utilizada em atividades operacionais e na prevenção a incêndios, e uma série de itens de última geração. Entre eles, um sistema portátil de formação de espuma, kits de proteção respiratória autônoma, máscaras de comunicação via rádio e bluetooth, abafadores, mangueiras e notebooks – destinados às demandas administrativas da Seção de Segurança e Combate a Incêndio.

O vice-governador destacou o caráter proativo da comunidade e do poder público local, através da participação contínua e da destinação de verbas visando o reaparelhamento das instituições. “Segurança Pública se faz com integração, inteligência e investimento. Bento Gonçalves trabalha de maneira efetiva a integração e demonstra inteligência na escolha e aplicação dos recursos, investindo em equipamentos de ponta, que farão a diferença na atuação dos nossos homens na linha de frente”, afirmou.

bombe2
Vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, participou do ato de entrega dos equipamentos - Foto: Júlia Soares/GVG
bombe3
Bento Gonçalves se torna referência no combate e prevenção a incêndios - Foto: Júlia Soares/GVG

Equipamentos de proteção individual também foram adquiridos, como capacetes, balaclavas, luvas, coturnos táticos, botas, capas e calças. Uma nova leva de material, contendo capacetes, luvas e botas de combate a incêndios já foi adquirida e será entregue em breve ao efetivo do CBMRS em Bento Gonçalves.

“A qualidade dos itens adquiridos coloca o 5º BBM num patamar diferenciado. Os profissionais que atuam no município irão combater incêndios com equipamentos, em média, R$ 10 mil reais mais caros que os utilizados no resto do estado. Os equipamentos que agora dispomos fazem com que Bento Gonçalves se torne referência no RS”, salientou Bonfanti.

Com a doação da SUV à corporação, uma viatura que vinha sendo utilizada pelos bombeiros militares será repassada à Defesa Civil Municipal.

Centro de Treinamento receberá turma de alunos em fevereiro

Em 12 de fevereiro, o Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves dará início ao curso de formação de soldados, aprovados no mais recente concurso público para o CBMRS. “Serão cinco turmas em todo o estado, num total de 150 novos servidores. Destes, 30 terão a sua formação realizada em Bento Gonçalves”, garantiu Ranolfo.

Texto: Claiton Silva/SSP
Edição: André Malinoski/Secom