Boqueirão do Leão assina contrato de programa com a Corsan
Publicação:

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e o município de Boqueirão do Leão firmaram contrato de programa para prestação de serviços de saneamento, na tarde desta quarta-feira (6). O documento foi assinado pelo presidente da Companhia, Flávio Ferreira Presser, pelo diretor de Operações, Eduardo Carvalho, e pelo prefeito do município, Luiz Augusto Schmidt. A área urbana de Boqueirão do Leão conta com 954 economias ligadas à rede de abastecimento.
O contrato estabelece que a concessão dos serviços de saneamento vai vigorar pelo período de 25 anos. Além da manutenção da qualidade na prestação do atendimento, estão previstas várias outras medidas. Entre os objetivos de curto prazo, destacam-se a universalização do abastecimento; o implemento, em conjunto com a sociedade civil, de um programa socioambiental para incentivar o uso racional e consciente da água; perfuração de novos poços visando à formação de uma reserva técnica; e implantação gradativa do sistema de esgotamento sanitário.
Em médio prazo, a meta é ampliar o número de reservatórios; substituir tubulações em condições precárias; elaborar estudo para implantação de poços artesianos com distribuição em rede e tratamento para a zona rural; criar Fundo Municipal de Saneamento e Educação Ambiental; elaborar projeto para subestação de tratamento de esgoto; instalar rede pública coletora de esgoto em pelo menos 50% da zona urbana; e pesquisar medidas para a proteção do lençol freático. O planejamento prevê ainda, em longo prazo, contemplar 100% da área urbana com coleta de esgoto.
Texto: Deise Nascimento Nunes/Ascom-Corsan
Edição: Rui Felten/CCom